Distrito de Lisboa

Lisboa | Passageiros de cruzeiros irão ter uma taxa turística a partir de 2024

A administração do Porto de Lisboa e a Câmara Municipal de Lisboa assinaram hoje um protocolo que introduziu uma nova taxa turística para passageiros de cruzeiros, esta medida será implementada a partir de janeiro de 2024.

A cerimónia de assinatura do acordo ocorreu no Terminal de Cruzeiros de Lisboa, em Santa Apolónia, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Carlos Moedas, e do presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa (APL), Carlos Correia.

Esta nova taxa visa regular os procedimentos para a cobrança aos passageiros que visitam Lisboa através dos cruzeiros, sendo uma iniciativa para aumentar a receita turística e promover a sustentabilidade da cidade. A cobrança será efetuada através da Janela Única Logística, uma plataforma utilizada pelos portos nacionais que integra todas as autoridades envolvidas na operação portuária.

Aproximadamente passam pela capital portuguesa cerca de 500 mil passageiros por ano, então é esperadoque esta taxa adicional gere uma receita significativa para a cidade. Os passageiros de cruzeiros gastam, em média, 82 euros por pessoa em Lisboa, principalmente em alojamentos, restauração e transportes. Este gasto tem um efeito positivo na economia local.

Carlos Moedas na cerimónia destacou a capacidade de resolver um problema que persistia há sete anos, referente à cobrança da taxa turística em Lisboa para os passageiros de cruzeiros. O autarca considera esta medida como um ato de justiça, comparando com os turistas que já pagam esta taxa quando se hospedam em hotéis.

O líder municipal também mencionou que a arrecadação desta taxa dos passageiros de cruzeiros contribuirá para maiores investimentos na cidade. Isso inclui melhorias na limpeza urbana, manutenção de espaços verdes e desenvolvimento de habitação social. Além disso, esta medida é parte de uma estratégia para promover um turismo de maior qualidade e com melhores padrões na cidade.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *