País

Levantada restrição ao consumo de broa de milho no centro do país

A Direção-Geral de Saúde, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica e a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, levantaram a restrição ao consumo de broa de milho nas áreas antes consideradas de risco.

As autoridades alimentares e de saúde emitiram um comunicado a dar conta do fim da restrição de consumo de broa de milho nos distritos de Leiria, Santarém, Coimbra e Aveiro, após terem sido detetados vários casos de intoxicação alimentar nesses distritos após consumirem broa de milho.

Várias farinhas foram submetidas a várias análises, bem como produtos biológicos como o sangue e outros fluidos orgânicos das pessoas com sintomas, verificando-se a presença de atropina e escopolamnia em níveis muito elevados.

Em comunicado conjunto das três entidades, o mesmo explica que “Os dados recolhidos demonstram haver fortes indícios de contaminação das farinhas com sementes de plantas do género Datura, infestante que pode estar presente nos campos de milho”, fazendo a contaminação das farinhas colocadas no mercado.

Depois de vários testes que deram como inexistência de novos casos suspeitos, a ASAE avançou com o fim de recomendação e o levantamento da restrição de consumo de broa de milho nas áreas que antes eram consideradas de risco.

A Direção-geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) irá elaborar uma recomendação técnica, a difundir pelos produtores de milho, para um controlo mais eficaz da infestante detetada nas farinhas.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *