Distrito de SetúbalDistritosSantiago do CacémSines

Lagoas de Santo André e de Melides abertas ao mar amanhã

As lagoas de Santo André e de Melides ao mar, no litoral alentejano, vão ter abertura ao mar feita na terça-feira, numa operação que pretende melhorar a qualidade da água e renovar as espécies.

«Escolhemos esta altura do ano por estar associada ao equinócio da primavera, com marés de grande amplitude que permitem renovar as massas de água que entram nas lagoas, melhorar a qualidade da água e contribuir para a manutenção da fauna», explicou à agência Lusa André Matoso, diretor da Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Alentejo, integrada na Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Habitualmente com muitas pessoas a assistir, a abertura artificial da Lagoa de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, e da Lagoa de Melides, no concelho de Grândola, é de «extrema importância para os ecossistemas e gestão dos recursos hídricos», sublinhou o responsável.

A operação, que consiste na abertura de um canal entre o corpo lagunar e o mar, com recurso a maquinaria pesada e escavado abaixo da cota de fundo, é coordenada pela APA em articulação com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a colaboração da Capitania do Porto de Sines.

No passado, esta operação era realizada com recurso às juntas de bois e a pás.

A APA prevê que o rompimento da barra arenosa, que separa do mar o corpo lagunar da Lagoa de Melides, em Grândola, aconteça entre as 14h30 e as 15h30, estando previsto entre as 15h30 e as 16h00 a conclusão da abertura da Lagoa de Santo André, em Santiago do Cacém.

Este ano, devido à falta de chuva, segundo André Matoso, a Lagoa de Santo André tem menos água acumulada, prevendo-se, por isso, que o volume de água que vai ser transferido para o mar seja menor do que nos anos anteriores.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *