CuriosidadeEducaçãoMundoPaísSesimbraTurismo

Lagoa Pequena é uma das principais zonas húmidas da Europa

A Lagoa Pequena, na zona da Lagoa de Albufeira, é uma das mais importantes zonas húmidas tanto como do concelho de Sesimbra como do país. Este é um espaço vedado e bastante cuidado por ser uma Zona de Proteção Especial. Mesmo sendo um concelho bastante associado a serra e ao mar, o campo ocupa uma zona de grande importância. Como se pode ver. Esta lagoa é uma das maiores zonas húmidas de Portugal Continental.

A Lagoa Pequena é considerada um dos cinco sítios mais importantes da Europa para circulação entre áreas de nidificação de várias espécies. Quem passeia pelos passadiços deste lugar consegue ver e ouvir facilmente milhares de aves. Nas arvores existem comedouros de madeira ou pinhas que ajudam estas aves a se alimentarem. Nesta lagoa é possível fazer a observação de várias aves e tirar grandes fotos a natureza envolvente.

A observação destas aves acontece num ponto muito próximo da água. Algumas delas são o caimão, o pato-real e o chapim-real. Milhares de aves abrigam-se aqui, especialmente no Inverno. As aves vão até Sesimbra para procurarem alimentação, refugio e a nidificação. Também existem lontras, mas estas são mais difíceis de se ver. No Espaço Interpretativo da Lagoa Pequena, graças ao apoio de um kit, é possível partir a descoberta deste local único.

O acesso a este espaço é gratuito. Para assinalar o Dia Mundial das Zonas Húmidas, criado para promover a conservação e o uso sustentável destas zonas, os mais novos poderão, junto das suas famílias, sentirem-se autênticos cientistas durante uma manhã. O que foi fascinante para os mais novos.  


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *