Palmela

Junta de Pinhal Novo apoia duas dezenas de instituições

O salão nobre da Junta de Pinhal Novo encheu-se para um momento inédito e relevante da assinatura de protocolos de desenvolvimento cultural e desportivo a 20 instituições da freguesia, que estão em atividade.

Nem a noite ventosa e fria evitou a participação dos dirigentes associativos, que responderam ao convite dos autarcas da freguesia para procederem à assinatura dos protocolos, que foram feitos pela primeira vez.

O presidente da Académica Pinhalnovense lembrou “há mais de 12 anos, que não éramos ouvidos para nada e não posso deixar de elogiar a nova política da Junta de Freguesia”.

Carlos Almeida, presidente da Junta, Carla Prego, responsável pela cultura e tempos livres e Herlander Vinagre, que tutela a área do desporto e do movimento associativo, lideraram os trabalhos, com João Espalha a ser o apresentador de serviço, que destacou o “forte investimento, que corresponde a sete por cento do orçamento da autarquia de Pinhal Novo, para a dinamização cultural e desportiva das instituições que estão em atividade”.

Para o presidente Carlos Almeida, a assinatura dos protocolos “é a concretização de um serviço público da cultura e do desporto” e incentivou os representantes do movimento associativo “a participarem nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril”, que se assinalam em 2024.

Duas dezenas de protocolos

As assinaturas dos protocolos são a prova real que o movimento associativo da freguesia “está vivo e recomenda-se” e é uma realidade da mobilização de quem continua a trabalhar em prol da comunidade pinhalnovense.

Os dirigentes das instituições começaram com as assinaturas dos protocolos com a Associação Pantera Jin Jitsu, seguindo-se o Agrupamento de Escuteiros 143 e a Académica Pinhalnovense. A nova Associação Sons da Margem Sul e a Orquestra Novas Guitarras trazem até ao Pinhal Novo novas metas na área da cultura, com os Indiferentes a terem também uma participação cívica muito ativa.

A Associação Teatro da Vila, o Teatro sem Dono, o ATA e o Grupo Carnavalesco “Amigos de Baco” são instituições de referência no Pinhal Novo, a que se juntam as atividades da valorização folclórica desenvolvida pelos Ranchos de Danças e Cantares de Olhos de Água, Rurais da Lagoa da Palha e Arredores e Casa do Povo de Pinhal Novo. A velhinha SFUA, o Moto Clube do Pinhal Novo e os Bardoada são reforçados com o Grupo BTT Tasca do Xico, a Associação Pinhal Bike Time, a Associação Kempu Costa Azul, a Pantera Jin Jitsun e a Associação Pista da Lagoa da Palha MX Os Caramelos.

João Espalha destacou a “importância dos protocolos assinados pelas instituições que estão em atividade”, mas não deixa de acreditar que “mais irão juntar-se à iniciativa quando retomarem a sua atividade”.

Juventude dinamiza cultura

A Associação Sons da Margem Sul dá o exemplo e apesar de ser a mais nova a integrar o movimento associativo de Pinhal Novo, revela um enorme dinamismo já com diversas iniciativas a que se junta o evento Mercadartes, que se realiza no próximo dia 5 de novembro, no Coreto, no Jardim José Maria dos Santos.

Alexandre Silva, presidente da nova associação, é a imagem do dinamismo e aproveita para anunciar “iremos proceder ao restauro do primeiro piso do Páteo Santa Rosa, que foi alvo de uma candidatura, para procedermos à criação de espaços de artesanato”.

FOTOGALERIA


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

comentário

  1. Quantas instituições de solidariedade Social há na Freguesia de Palmela. ?
    Quantas instituições de apoio Domiciliário há na Freguesia de Palmela ?
    Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *