Montijo

Joaquim Tapadinhas e Elisabete Jacinto receberam Medalha de Ouro no Montijo

Os «Raiz Lusa» iniciaram a sessão de comemoração do 34.º aniversário da Cidade do Montijo que teve lugar esta tarde na Galeria Municipal, pequena para todos os que quiseram assistir, e na qual foram homenageados com a Medalha de Ouro do Concelho aos montijenses professor Joaquim Carreira Tapadinhas e piloto Elisabete Jacinto.

No seu discurso de agradecimento, o professor Joaquim Tapadinhas agradeceu aos autarcas “pela honra com que me distinguem com a medalha da minha cidade natal”, e teve ainda uma palavra “para os familiares e amigos que me acompanharam ao longo destes anos”.

Depois foi um desfolhar pela história da Aldeia Galega “que criou raízes na Herdade de Fernão Galego, vindo daí a tornar-se a Aldeia Galega, terra de gente lutadora”.

Considerando-se “testemunha da evolução e alterações a que a cidade esteve sujeita ao longo dos anos, e onde construi a minha vida social, viajando pelo mundo, mas nunca mudando de cidade”, o Professor Joaquim Tapadinhas invocou depois a sua infância “que começou no Bairro da Calçada, de gente que vivia do rio e que na altura era o centro da cidade”.

Elisabete Jacinto considerou ser “este um momento particularmente feliz, com o qual me sinto muito honrada por esta homenagem na terra onde nasci e cresci, com raízes que ficaram para a vida”, recordando também “os tempos de juventude quando ia fazer todo-o-terreno na zona de Rio Frio e que de brincadeiras passaram a treinos”.

Para a piloto internacional “esta homenagem é também para a minha equipa, embora não sejam de cá, e para a minha família, a quem devo o que alcancei. Tive momentos muito bons, outros muito maus, outros ainda de aprendizagem, mas todo esse trabalho vejo-o recompensado com esta Medalha atribuída pela Câmara Municipal. Este é também um incentivo não apenas para mim, mas também para todas as mulheres que por vezes precisam apenas de um pequeno «toque» para perseguirem os seus sonhos.”

Por fim o presidente Nuno Canta referiu que “invocamos hoje o momento-chave da nossa história, não apenas pelo que representou para o concelho, como também pelo que representa enquanto ideia de futuro.

Esta homenagem ao Professor Joaquim Tapadinhas e a Elisabete Jacinto, cujas vidas engrandeceram o nome do Montijo, serve também como inspiração para novas gerações.”

Recordou também que “nos próximos dois meses completam-se dois anos que assumimos os nossos compromissos com o Montijo e que estamos a dar resposta ao que foi prometido antes das autárquicas. O Montijo vive hoje um momento de afirmação e expansão sem paralelo, que é necessário aproveitar para construir as bases do desenvolvimento futuro.”

O autarca frisou depois alguns aspectos que marca a actualidade do concelho, como “a descentralização que temos vindo a realizar, para dar melhor resposta à nossa população; a preparação para o novo aeroporto, e o investimento que este irá atrair; a reabilitação urbana e a modernização da cidade para atrair novos residentes.

Uma cidade faz-se de trabalho, memórias e de pessoas.”

A Medalha de Ouro do Concelho é a mais alta distinção municipal, que só pode ser atribuída a pessoas ou instituições que tenham prestado e/ou prestem serviços relevantes ao concelho ou ao país.

Elisabete Jacinto nasceu no Montijo, a 8 de junho de 1964. É licenciada em Geografia pela Faculdade de Letras de Lisboa. Em 2019, tornou-se na primeira mulher a vencer uma maratona de todo o terreno ao volante de um camião, o Rali África Eco Race.

Joaquim Carreira Tapadinhas nasceu no Montijo, a 12 de maio de 1936. Licenciado em Histórica, com Mestrado em História Política e Social, durante 30 anos foi professor em diversas escolas do Montijo, Alcochete e Moita. Tem tido um notável percurso no movimento associativo local e foi presidente da primeira Comissão Administrativa da Câmara Municipal do Montijo, entre 1974 e 1975, após a revolução do 25 de Abril.

A celebração continuou com a inauguração da exposição «Origem(s): coletiva de artes» que dá início ao ciclo comemorativo do 20.º aniversário da Galeria Municipal e reúne diversos autores locais, e segue esta noite com um espetáculo da fadista Carminho, que sobe ao palco da Praça da República pelas 21h30, com a sua «Maria Tour».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

comentário

  1. Obrigado pela atenção que deram a Montijo e aos dois naturais desta cidade que mereceram o reconhecimento público. A imprensa é um excelente contributo para a história.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *