Almada
Em Destaque

Joana Mortágua critica palavras da Presidente da Câmara de Almada

A deputada do Bloco de Esquerda de Almada criticou, esta segunda-feira, a socialista Inês de Medeiros. Em causa estão palavras da autarca, que foram destacadas pelo município, e que a bloquista descreveu como “infelizes”.

Tudo começou quando a Câmara Municipal de Almada recorreu à rede social Instagram para divulgar as mais recentes palavras de Inês de Medeiros sobre a cidade. “Almada é um pouco como aquelas adolescentes com imensa roupa, muito larga, três números acima e cuja beleza só se revela quando começam a comprar roupa uns, número abaixo”, disse a autarca, segundo cita a publicação, partilhada no domingo.

Na rede social X (antigo Twitter), Joana Mortágua, sendo também vereadora na Câmara de Almada, lamentou estas palavras. “A presidente da Câmara de Almada nunca falha… nos comentários infelizes”, escreveu a bloquista, partilhado uma imagem da referida publicação.

De realçar que vários utilizadores também deixaram comentários às declarações em questão, criticando a autarca socialista. Recorde-se que esta não é a primeira vez que Inês de Medeiros se vê envolvida em polémica devido às suas declarações. Já em 2020, a autarca gerou uma onda de críticas após elogiar a “vista maravilhosa” dos bairros sociais da região.

“Almada tem este privilégio de ter bairros sociais em espaços absolutamente maravilhosos, com uma vista invejável. Devo dizer que qualquer bairro social da margem norte tem inveja e eu própria iria amanhã viver para o Bairro Amarelo com aquela vista maravilhosa”, disse Inês de Medeiros. Também nessa altura Joana Mortágua pronunciara-se, dando visibilidade à situação.

“A Presidente da Câmara de Almada acha que os moradores dos bairros sociais são uns privilegiados pela ‘vista-rio’ e até diz que não se importava de mudar para o Bairro Amarelo”. “Isto enquanto justifica a aprovação de um hotel de cinco estrelas no Porto Brandão. Qualquer comentário é redundante”, escreveu nas redes sociais. Inês de Medeiros defendeu que as suas afirmações sobre o Bairro Amarelo surgiram em resposta a uma pergunta feita pelo Bloco de Esquerda, considerando que foram descontextualizadas devido ao “aproximar das eleições” autárquicas, que acabou por vencer.

Inês de Medeiros é filha de um dos maiores nomes de sempre da história da música em Portugal, o maestro António Vitorino de Almeida. Além do seu percurso profissional como atriz, a atual Presidente da Câmara Municipal de Almada envolveu-se na política ligada ao Partido Socialista. 

Foi mandatária da campanha de Jorge Sampaio à Presidência da República (1996) e da candidatura do PS (encabeçada por Vital Moreira) às eleições europeias de 2009. Nas legislativas de 2009, foi eleita deputada à Assembleia da República, pelo Partido Socialista, no Círculo de Lisboa. 

Em 2010, o pagamento da viagem aérea semanal em classe executiva a Paris (onde tem residência) pelo Parlamento Português, gerou polémica com os partidos da direita, em especial o Partido Social Democrata, que votou mesmo contra o referido pagamento. 

Aquele partido considerou aquele pagamento um gasto supérfluo que poderia ser um precedente para o futuro. Inês, cansada das críticas, acabou por dispensar aquela verba para não alimentar aquilo que ela considerou de pura demagogia. 

Nas eleições autárquicas portuguesas de 2017 foi eleita Presidente da Câmara Municipal de Almada pelo Partido Socialista. Foi reeleita em 2021 para um segundo mandato como presidente da Câmara Municipal de Almada.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *