AtualidadeMontijo

IPMA vai analisar fenómeno extremo de vento que atingiu Montijo e Moita

A passagem da tempestade Nelson pelo território continental causou centenas de ocorrências e um fenómeno extremo de vento que ocorreu na quinta-feira, é algo que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) está a analisar por configurar, do ponto de vista técnico, um tornado, fenómeno raro em Portugal.

O fenómeno extremo de vento ocorreu durante a tarde de quinta-feira, e foi captado por condutores, quando uma coluna de vento e água se formaram no rio Tejo, passando perto da Ponte Vasco da Gama, e se dirigiu depois para o Montijo e para a Moita.

Além do vento, este fenómeno extremo causou precipitação mais intensa a norte do Tejo, na Grande Lisboa, em concelhos como Lisboa, Vila Franca de Xira, Oeiras ou Cascais.

Conforme adiantou à Lusa o meteorologista Alessandro Marraccini, «por volta das 14h, uma célula convectiva que fazia parte do sistema frontal que atravessou a costa portuguesa durante a tarde, apresentava uma atividade bastante vigorosa e atravessou a região sul de Lisboa».

O IPMA começou depois a receber «testemunhos de fenómenos extremos do evento, sobretudo fotografias, onde parecia haver uma nuvem em forma de funil, mas que não parecia atingir o rio Tejo», explicou o meteorologista.

Pela informação disponibilizada, o IPMA procura agora definir se ocorreu efectivamente um tornado, «mas tudo aponta que terá sido mesmo um tornado», segundo Alessandro Marraccini.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *