DestaquePolítica
Em Destaque

Investigação da ERC à sondagem divulgada pelo partido Chega

Empresa não credenciada em sondagens em Portugal foi quem realizou o estudo de opinião e o Chega difundiu no seu jornal e redes sociais os resultados dessas sondagens ilegais.

Vai ser aberto um processo de averiguações por parte da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) sobre uma sondagem que o Chega divulgou na passada sexta-feira no seu jornal “Folha Nacional” e nas redes sociais do partido. A sondagem foi realizada por uma empresa brasileira que não está credenciada para divulgar sondagens em Portugal.

A Renascença avança que a ERC confirmou a abertura de um processo que está relacionado com a divulgação da sondagem da Paraná Pesquisas, na qual a recolha de dados foi feita pela Intercampus, uma empresa portuguesa.

Em resposta a ERC diz “A ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social informa que já determinou a abertura de um processo de averiguações para apreciação da matéria em causa e confirma já a receção de uma participação a este respeito”, refere.

Por parte da Intercampus, a empresa confirma que realizou a informação, com a análise dos dados a ficar a cargo da Paraná Pesquisas, e com a condição de não ser divulgado nos média, pela empresa brasileira não estar credenciada para a realização de sondagens pela ERC.

Paraná Pesquisas recebeu 500 mil euros do partido de Bolsonaro

Foi em setembro de 2022, antes das eleições brasileiras, que o jornal Folha de São Paulo fez noticia que a empresa agora visada em Portugal recebeu pagamentos de 500 mil euros (2,7 milhões de reais) do partido de Jair Bolsonaro.

A Paraná Pesquisas, nessa altura, mostrava um cenário de empate entre Bolsonaro e Lula da Silva. O mesmo jornal dava conta que a empresa recebera 20 transferências bancárias entre janeiro e julho, a que se juntou a um contrato de 300 mil euros com o governo federal, contrato esse assinado em março de 2022. A ação foi fortemente criticada na altura pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa.

Em Portugal foi divulgado o estudo sem autorização das entidades competentes que acaba com um processo de investigação por parte da ERC.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

comentário

  1. Diz no artigo que a empresa “não está credenciada para divulgar sondagens em Portugal.” A questão é que a empresa não divulgou as sondagens em Portugal! O site não é português mas sim brasileiro! Não há ilegalidade nenhuma!
    Porquê misturar dois assuntos que nada tem a ver? O que tem a ver a cena “Paraná Pesquisas recebeu 500 mil euros do partido de Bolsonaro” a ver com estas sondagens? Querem ser falaciosos? Ao menos sejam mais honestos! Qual o propósito? É no dia 10 que vamos ver o que realmente vai acontecer! Tá tudo com medo do chega! 🤣

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *