Montijo

Instituições sociais do Montijo apoiadas pela CUF

Trata-se de um Programa de Capacitação em Gestão que a CUF Clínicas desenvolve para apoiar instituições sociais. Montijo foi uma das cidades contempladas e que vê agora algumas instituições sociais a serem inseridas nesse projeto de apoio.

A CUF, em parceria com a Fundação Manuel Violante, lançou um programa de capacitação em gestão que vai apoiar duas instituições sociais do Montijo. Este programa, intitulado MILES, visa capacitar as instituições participantes com novas competências em gestão, visando uma atuação mais sustentável e com benefícios ampliados para a população local.

Como parte da sua política de responsabilidade social, a CUF tem reforçado a sua ligação com as comunidades onde está presente e com entidades do setor social. Em colaboração com o Conselho Local de Ação Social da cidade do Montijo, foram selecionadas duas instituições para participar do programa MILES, a CERCIMA – Cooperativa de Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Montijo e Alcochete e a Santa Casa da Misericórdia de Canha.

A CERCIMA é uma instituição social que se concentra na inclusão e mudança social, capacitando as pessoas na diversidade e pluralidade para o exercício dos seus direitos. Já a Santa Casa da Misericórdia de Canha visa melhorar a qualidade de vida das populações locais, privilegiando os mais carenciados, por meio de atos de solidariedade social e culto católico.

Durante vários meses, as instituições participantes irão desenvolver competências em diversas áreas, incluindo a gestão financeira, gestão de recursos humanos, comunicação, angariação de fundos e avaliação do impacto da intervenção social. Voluntários da CUF vão acompanhar as equipas ao longo do programa.

No final do programa, vão ser reconhecidas as três instituições que se destacarem, com os prémios CUF Inspira. Esta é uma iniciativa que promove não só o desenvolvimento das organizações sociais locais, mas também inclui uma componente de formação em temas relacionados à saúde.

Além das instituições do Montijo, a quarta edição do programa MILES vai contar com a participação de três instituições de Leiria, quatro dos Açores – São Miguel – e uma de Mafra.

Este programa reafirma a CUF no seu compromisso com o desenvolvimento social dos territórios onde atua, fortalecendo não apenas as organizações sociais, mas também promove a educação em saúde em comunidades carentes.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *