Seixal

Inscrições para o Seixal Criativo já estão abertas

Projeto de referência nacional aumentou a aposta e agora também receberá jovens dos 7.º, 8.º, 9.º, 10.º e 11.º ano.

As inscrições abriram esta segunda-feira, tanto para novos alunos, como também para a renovação de estudantes que participaram no projeto no ano passado. O Seixal Criativo começou em março de 2023 e depressa chamou a atenção, quer seja pelos módulos de ensino ou pelos convidados que vão falar e trocar ideias com os miúdos inscritos.

Toda a ação decorre nos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, onde os jovens são convidados a participar na Escola de Bits e Átomos e, posteriormente, na criação de projetos inovadores, com o acompanhamento de especialistas e mentores, podendo ainda assistir a conferências com oradores nacionais e internacionais das mais diversas áreas.

Apenas alunos dos 11.º anos se podiam inscrever no Seixal Criativo, mas, devido ao crescimento deste projeto, a Câmara Municipal do Seixal decidiu alargar horizontes e possibilitará a escolha de dois tipos de cursos, onde estão abrangidos estudantes dos 9.º aos 11.º ano.

Os dois cursos disponíveis são o Seixal Criativo I — Escola de Bits e Átomos, Meta Seixal e Seixal Mundo, destinado a alunos dos 10.º anos, até ao limite máximo de 70 alunos, divididos em dois turnos, e o Seixal Criativo II — Escola de Bits e Átomos e Meta Seixal para alunos dos 9.º, 10.º e 11.º anos de escolaridade. Por fim, o Seixal Criativo nas Escolas é uma das novas valências do Seixal Criativo neste novo ano letivo.

Trata-se de módulos de formação ministrados nas escolas do concelho, em horário escolar, para alunos dos 7.º aos 11.º ano. Estão disponíveis 12 módulos diferentes, com uma componente teórica e uma parte prática. Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, refere que uma das grandes mais-valias deste projeto é o facto de os alunos “poderem participar de todas as áreas”, além de ser totalmente gratuito e funcionar em horário pós-escolar e em regime misto, ou seja, presencial e ‘online’.

“Julgamos que, desta forma, contribuímos para o sucesso futuro, escolar e profissional, de todos os jovens envolvidos”, sublinha o autarca à New in Seixal. Além do conhecimento também se criam contactos, ligações, afinal os alunos vão poder trabalhar com mentores e conhecer personalidades nacionais e internacionais dos mais diversos campos da ciência e tecnologia. Também vão ter um projeto final para juntar ao currículo e mostrar a dedicação e empenho na hora de procurar um emprego.

Seixal Criativo é um projeto de educação extracurricular onde, de livre e espontânea vontade, os alunos das diversas escolas do concelho se podem inscrever, para poderem aprofundar conhecimentos na área da ciência e tecnologia. A edição de 2022/2023 contou com 80 inscrições, por isso, neste ano letivo, o número de vagas aumentará consideravelmente.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *