DestaqueDistrito de Beja
Em Destaque

Incêndio em Odemira “continua muito complicado com duas frentes bastante activas”

Segundo as últimas informações recolhidas junto da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil.

Segundo as últimas informações recolhidas junto da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), o incêndio florestal que lavra desde sábado na zona de Baiona, freguesia de São Teotónio, concelho de Odemira, distrito de Beja, “continua muito complicado com duas frentes bastante activas”.

Ainda segundo a mesma fonte, estão este momento [11h00] no teatro de operações 872 operacionais apoiados por 295 viaturas e 10 aviões e o Plano Municipal de Emergência de Odemira já foi activado.

Estão cortadas ao trânsito a EN120, ao km 137 (Aljezur, Faro) e a EN120, entre o km 116 e o km 125 (Odemira, Beja).

De resto, o trabalho efectuado durante esta noite permitiu uma “estabilização do perímetro do incêndio”, mas há ainda dois pontos críticos a motivar preocupação. “Mantemos dois pontos críticos: um a norte, na zona de Delfeira, que inspira muita preocupação, e também a sul, na frente virada a Monchique”, disse esta terça-feira de manhã o comandante regional de Emergência e Protecção Civil do Alentejo, José Ribeiro.

Estes dois pontos “vão exigir muita atenção e esforço dos operacionais ao longo do dia”, acrescentou José Ribeiro, sublinhando as previsões de manutenção de temperaturas elevadas.

O mesmo responsável referiu ainda que, depois de as operações terem tido como prioridade a defesa das populações – a GNR já deslocou por precaução 1.438 cidadãos -, houve um ajuste do plano estratégico e “os trabalhos do dia de hoje vão estar mais focados na supressão do próprio incêndio”.

Recorde-se que deste incêndio já resultaram nove bombeiros feridos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *