Montijo

II Mostra de Vinhos, Mel e Azeite no Montijo

Evento está integrado nas Festas em Honra de Nossa Senhora da Atalaia e realiza-se pelo 2.º ano consecutivo.

A atividade acontecerá no Museu Agrícola da Atalaia nos próximos dias 25 e 26 de agosto e conta com a presença de produtores de queijos e enchidos. Aproveite a oportunidade para degustar vários produtos locais e, em simultâneo, visitar o espaço museológico com uma enorme riqueza cultural.

A II Mostra de Vinhos, Mel e Azeite é apoiada pela Câmara Municipal do Montijo, União de Freguesias de Atalaia e Alto Estanqueiro-Jardia, Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora da Atalaia e Atalaya Wine’s.

Depois do sucesso da I Edição, 2023 traz-nos novamente este evento, sendo um ponto alto do que de melhor se faz em Portugal A II Mostra de Vinho, Mel e Azeite, Vinhos Mel Azeite faz de Portugal um país maior, num território que é pequeno, mas de grandes tradições na produção de bens alimentares com base na agricultura e todas as outras atividades que se relacionam com ela. A produção de vinho, mel e azeite são um exemplo do que de melhor se faz no nosso País.

A riqueza e qualidade dos nossos Produtores a todos orgulham, e é com alguns deles que fazemos esta II Mostra, na Atalaia, Montijo. A grande novidade desta Edição é a presença de Representantes na área dos Enchidos e Queijos Regionais.

Localizada no centro histórico da vila de Palmela, a velha adega iniciou a sua atividade nos anos 40 do século XX e manteve-se como centro de vinificação até 2008. Após requalificação, assume-se nos dias que correm como espaço de memória e está preparada para o desempenho de novas funções.

Na loja, junto ao tegão e à destilaria, pode-se agora tomar um café, deliciar com os nossos produtos locais, tomar uma refeição ligeira e, sobretudo, apreciar os vinhos da casa; e, se o tempo estiver de feição, fazer tudo isto no aconchego do pátio.

Os visitantes enófilos, além de uma visita guiada à adega, poderão também realizar provas de vinho orientadas. Numa outra sala, onde o Moscatel começa a envelhecer, é possível encontrar diversas faces da cultura ou, ainda, tomar uma refeição em grupo (até 48 pessoas), combinada atempadamente.

Casa de Atalaia é o nome recente de uma atividade familiar antiga: a cultura da vinha e do vinho. Após 4 gerações de dedicação à vitivinicultura e à produção de vinho a granel, a marca procura, agora, agregar, dar corpo e expressão a vários projetos, que continuam a ter no vinho o seu epicentro e a sua inspiração.

O desafio passa pelo engarrafamento e propõe-se, ainda e apenas, vinho branco e tinto regionais da Península de Setúbal, enquanto o Moscatel de Setúbal aguarda o seu melhor momento. Os outros dois projetos assentam na reabilitação de património familiar: A adega e a casa de habitação que passa a acolher turistas, destinando-se por isso a Turismo de Habitação.

A Casa de Atalaia — Turismo de Habitação dispõe de acomodações em Palmela, a 26 km de Lisboa, e apresenta acesso Wi-Fi gratuito e uma piscina exterior. Os quartos incluem ar-condicionado, uma televisão de ecrã plano com canais por cabo.

Alguns quartos oferecem vistas para a piscina ou para a cidade. Cada quarto tem uma casa de banho privativa. Os extras englobam os produtos de higiene pessoal gratuitos e um secador de cabelo. Há três salões partilhados nesta propriedade. É possível participar em várias atividades, entre as quais ciclismo e caminhadas.

O alojamento também disponibiliza um serviço de aluguer de bicicletas. Sintra fica a 49 km da Casa de Atalaia, enquanto Cascais encontra-se a 47 km. O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, encontra-se a 30 km da propriedade.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *