Atualidade

GNR já nas estradas para dirigir operação “Peregrinação Segura 2023”

A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai intensificar a partir desta quinta-feira e até dia 14 acções de patrulhamento nas principais vias de acesso a Fátima e apoiar os peregrinos que rumam ao santuário para as celebrações religiosas do 13 de Maio.

A GNR explica esta quinta-feira via comunicado que a operação “Peregrinação Segura 2023” visa apoiar e garantir a segurança dos peregrinos durante as deslocações, reforçando ainda o policiamento no Santuário de Fátima e zonas envolventes.

A operação será realizada em duas fases, sendo a primeira a partir de hoje e até dia 11, através de policiamento nas vias mais críticas, designadamente as pedestres usadas pelos peregrinos e zonas envolventes ao local do evento e respectivos eixos viários de acesso.

A segunda fase da operação decorre entre 12 e 14 de Maio e visa “garantir a segurança das celebrações religiosas que decorrem no Santuário de Fátima e zonas envolventes”.

A GNR prevê este ano uma maior afluência de peregrinos ao Santuário devido à Jornada Mundial da Juventude, que se realiza em Agosto em Lisboa.

Dado que a maioria das pessoas que participa nas peregrinações faz o percurso a pé e em grupos numerosos, circulando muitas vezes em vias com trânsito intenso e com bermas estreitas ou sem elas, a GNR deixa alguns conselhos aos peregrinos como “andar em fila indiana” e sinalizar o início e o fim dos grupos.

As autoridades aconselham ainda os peregrinos a usar sempre, quer de dia quer de noite, coletes reflectores, a não andar em locais onde seja proibida a circulação de peões, não usar auscultadores, nem auriculares, nem o telemóvel, fazer pausas durante a caminhada, não andar sozinho durante a noite, reunir o grupo sempre fora da estrada e ter cuidado especial ao atravessar as vias.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *