CrimeDistrito de Beja

GNR detém 22 suspeitos por furto de azeitona em Beja e apreende cerca de quatro toneladas do fruto

A Guarda Nacional Republicana (GNR), informou esta terça-feira, a detenção de vinte e dois homens, entre os 19 e os 59, suspeitos de de furtarem azeitona nos concelhos de Beja e Moura, e apreensão de cerca de quatro toneladas daquele fruto.

Através de um comunicado, o Comando Territorial de Beja da GNR informou que as detenções foram realizadas na semana passada , entre os dias 18 e 22, através dos Postos Territoriais de Barrancos, Cuba, Moura e Vidigueira.

A primeira ocorrência teve lugar no concelho de Moura, no dia 18 de dezembro, através de uma denúncia pelo furto de produtos agrícolas. As autoridades deslocaram-se ao local apurando que os “dois suspeitos, de 19 e 20 anos”, tinham furtado “azeitona sem consentimento do proprietário do olival”.

“Diligências policiais imediatas permitiram localizar e deter os suspeitos nas proximidades, tendo sido apreendidos 161 quilos de azeitona, uma máquina manual para apanha de azeitona e uma viatura”, lê-se no comunicado.

No mesmo dia e no mesmo concelho, também na sequência de uma denuncia, a GNR apurou que “quatro suspeitos, entre os 19 e os 23 anos, se encontravam a apanhar azeitona, sem que para tal se encontrassem autorizados pelo proprietário”. Os homens foram detidos e apreendidos cerca de 180 quilos do fruto.

A 19 de dezembro, no âmbito de uma de uma fiscalização rodoviária no concelho de Moura, a GNR intercetou “o transporte de azeitona, em sacos, numa viatura ligeira”. Depois das autoridades abordarem os suspeitos, estes não tiveram qualquer justificação plausível para justificar o transporte, acabando também detidos pelo furto de 1.123 quilos de azeitona.

Ainda de acordo com o comunicado das autoridades, dia 22, também no concelho de Moura, os militares da GNR “verificaram que cinco homens suspeitos se encontravam a apanhar azeitona, sem que para tal se encontrassem autorizados pelo proprietário”.

“No seguimento das diligências policiais, os suspeitos, entre os 26 e os 59 anos, foram detidos e apreendidos 885 quilos de azeitona, duas viaturas, duas máquinas manuais de apanha de azeitona, uma caixa com ferramentas e cinco baldes de plástico”, acrescentaram.

Nesse mesmo dia, e novamente através de uma denúncia, as autoridades deslocaram-se ao concelho de Beja e identificaram que “nove suspeitos, entre os 20 e 59 anos, se encontravam a apanhar azeitona”, sem a devida autorização. Foram nove os suspeitos detidos pela GNR e apreendidos 1.960 quilos de azeitona.

Segundo a GNR, os 22 suspeitos detidos nas várias operações policiais foram constituídos arguidos e os factos comunicados aos tribunais judiciais de Moura e de Beja.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *