AgendaAlcocheteDistrito de SetúbalDistritos

Freguesias de São Francisco, Samouco e Alcochete por um estilo de vida saudável

A iniciativa é designada por “A Praticar” e é já presença assídua em julho dos últimos anos. Apesar de já ter terminado a 22 de julho no Samouco e em São Francisco, continuará até ao dia 29 de julho no Jardim do Rossio, em Alcochete.

Inúmeras atividades têm feito parte deste evento desportivo para todas as idades, desde pilates, treinos HIIT (tipo de treino de alta intensidade num curto espaço de tempo) ou até mesmo com aulas de ‘step’ e stretching. Ainda podem ser realizadas aulas de aeróbica, ‘step’, pilates e de ginástica localizada, orientadas por professores de educação física.

Algumas das recomendações feitas pela organização são o porte de uma toalha para os exercícios realizados na relva e ainda uma garrafa de água, para uma melhor hidratação ao longo de todo o treino.

Já durante o período de confinamento, proporcionado pela pandemia da Covid-19, os promotores do evento realizaram treinos a partir de plataformas digitais visando proporcionar ao máximo de pessoas, a continuidade do exercício físico, em muitos casos forçado a ser parado.

Os benefícios da prática de exercício físico são conhecidos por maioria da população. A manutenção e adoção de hábitos saudáveis de vida promove uma melhoria na saúde em geral, ajuda a cuidar do corpo e a manter a mente em alerta (neste último caso, adicionando a exposição solar, perturbações mentais como depressões ou outro tipo de transtornos psicológicos são prevenidos, ou aliviados de forma muito significativa. Evita ainda o aparecimento de doenças cardiovasculares. Promove a sensação de bem-estar e, no caso de pessoas com idade avançada, ajuda significativamente à motricidade.

A Câmara Municipal de Alcochete também promove o exercício físico mais vocacionado para a população sénior. Através do «Clube Viva Mais», os desportistas podem realizar passeios pedestres, jogos tradicionais, rastreios de saúde e de condição física. As inscrições podem ser feitas pela população com idade superior a 55 anos e, são divididas em várias turmas, durante os dias úteis.

Já no Samouco, a Junta de Freguesia promove, todas as segundas-feiras, caminhadas para a manutenção de um estilo de vida saudável.

Em São Francisco, durante o ano, as atividades são feitas sobretudo à base de aulas de pilates.

A presença na atividade «A Praticar» está sujeita a marcação através do envio de um email para uma conta criada pela Câmara Municipal de Alcochete ou através do número telefónico 212348649 (em dias úteis) entre as 9h00 e 13h00 e ainda 14h00-17h00. Em Alcochete, o inscrito pode ser colocado em uma de seis turmas possíveis.

Também existe a possibilidade da inscrição ser feita presencialmente no Setor de Desporto, situado na antiga Escola Conde de Ferreira, no Largo Barão Samora Correia, mediante impresso próprio que pode ser impresso no local. São necessários uma fotografia, cartão de cidadão e uma declaração médica ou termo de responsabilidade a fornecer pelo Setor do Desporto. A participação no evento está sujeita ao pagamento de uma verba e inclui o seguro.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *