AgendaAlcochete

Festas do Barrete Verde e das Salinas arrancam a 11 de agosto

As Festas começam às 16h00 de dia 11 com a receção aos convidados na sede do Aposento do Barrete Verde e ainda uma homenagem a José Luiz Rei.

Quando o relógio marcar às 17h30, é hora de Hastear as Bandeiras, na Avenida D. Manuel I, local que também albergará a Primeira Entrada de Touros, trinta minutos depois.

Depois da Entrada, a Largada de Toiros, que começará por volta das 18h30.

O Cortejo Equestre é a primeira de várias atividades noturnas de dia 11, será às 20h30.

Apenas meia hora após o Cortejo, é a vez do Palco São João receber uma Noite de Folclore com o Rancho Folclórico Danças e Cantares do Passil, Grupo Cultural de Danças e Cantares da Fonte da Senhora e Rancho Folclórico Os Camponeses de São Francisco.

Pelas 21h30, dois eventos em simultâneo. No Palco São João, mais uma homenagem ao Campino, Forcado e Salineiro e, no Palco Tejo, um espetáculo com Ricardo Silva.

22h00, também dois eventos a ocorrer ao mesmo tempo, com o Espetáculo com Carla Teixeira no Palco Salineiro e uma Corrida de Toiros.

O Palco São João ainda receberá mais 2 atividades no primeiro dia das Festas. Primeiro, às 23h00, a Noite Andaluza com Sevilhanas do Aposento do Barrete Verde e Sevilhanas Rocieras de Archote. Depois, à meia-noite, um Espetáculo com o Grupo Musical Rumo ao Sul. A programação fecha com a 2.ª Largada de Toiros, às 01h30.

Sábado, dia 12, abre logo de manhã e com intensidade. A atividade é a Alvorada, seguida de uma salva de 21 morteiros, pelas 08h00. Pelas 09h30, será realizada a distribuição de fogareiros, pão e vinho.

Pelas 10h00, haverá um Passeio no Bote Leão e a Bênção dos cabrestos, esta última junto à Igreja Matriz.

Apenas trinta minutos depois, a Prova do Boi da Guia, que acontecerá na Avenida 5 de outubro e na Rua José André dos Santos.

Seguem-se mais 2 Passeios no Bote Leão, um às 11h00, e o outro às 12h00. Também ao meio-dia, o evento Arte de Campinagem, mais um que vai ter lugar na Avenida 5 de Outubro e na Rua José André dos Santos.

Pelas 15h30, é altura de distribuir sardinhas pelas ruas da vida.

Depois das refeições, às 16h30, haverá Animação de Rua com Porbatuka (um projeto musical, artístico, performativo e cultural com base na percussão tradicional).

As 19h00 marcam a 2.ª Entrada de Toiros na Avenida D.Manuel I. Duas horas depois, terá lugar a 3.ª Largada de Toiros.

Às 22h00, duas atividades em simultâneo: A atuação dos Black Box Squad Academy Hip Hop, no Palco Tejo e ainda Animação Musical com Nélio Pinto, no Palco Salineiro.

Trinta minutos após estes 2 eventos, mais Animação Musical, desta vez com Showma, no Palco Tejo e ainda Animação de Rua, pela 2.ª vez, com os Porbatuka.

Às 23h00 e 23h30, dois eventos no Palco São João, com um Espetáculo de Hip Hop com We Can Dance, primeiro e, um Espetáculo musical Tributo a Xutos e Pontapés, em segundo lugar.

A meia-noite marca a hora da Sardinha Assada.

Às 2 da manhã, Animação de Rua com Charanga de Alcochete. A programação do dia termina às 04h00 com a 4.ª Largada de Touros.

Domingo abre, como no dia anterior, com uma Salva de 21 Morteiros, às 08h00.

Duas horas depois, chegam os Barcos Tradicionais à vila. À mesma hora, decorre a 3.ª Entrada de Touros, junto ao Aposento do Barrete Verde, seguido da Missa em Honra da Nossa Senhora da Vida e dos sócios falecidos, às 11h30.

Pelas 14h00, uma Exposição de Barcos Tradicionais no Passeio do Tejo.

Às 16h00, terá lugar uma Sessão Solene em homenagem, bem como entrega de emblemas aos sócios com 25 e 50 anos de filiação, na sede do Aposento do Barrete Verde.

Após 1 hora, uma Exposição de motociclos e motorizadas clássicas no Passeio do Tejo, seguido de mais uma Corrida de Toiros, às 18h00.

As atividades noturnas abrem às 22h00, com uma Procissão por Terra em honra de Nossa Senhora da Vida. O evento de Animação Musical com Carla Teixeira, no Palco Salineiro, ocorrerá pelas 23h00, hora em que também haverá Animação Musical com o Trio Maravilha, no Palco Tejo.

Apenas meia hora volvida, mais um Espetáculo Musical, desta vez com Raya. As atividades fecham com a 5.ª Largada de Toiros, já de madrugada, às 01h30.

No dia 14 de agosto, também conhecido como o Dia do Alcochetano, a manhã começa com a habitual Alvorada com salva de 21 morteiros, às 08h00, seguido da Manhã Infantil Taurina, na Rua José André dos Santos, pelas 10h00.

Ao meio-dia, a iniciativa Alcochete na Rua, com o Almoço no Dia do Alcochetano e animação pelas ruas com a Charanga das Fresquinhas e uma Surpresa Taurina.

As Festas voltam já de noite, às 21h30, com a Animação Musical com Extravagância, no Palco Tejo, seguido da Corrida de Touros e da Animação Musical com Nélio Pinto, no Palco Salineiro, ambos os eventos às 22h00.

Meia hora depois, um Concerto com o artista musical conhecido a nível nacional, Berg. A programação termina mais uma vez, às 01h30 da madrugada, com a 6.ª Largada de Toiros.

Terça-Feira, dia 15, começa novamente com uma salva de 21 morteiros, às 08h00.

Segue-se a 4.ª Entrada de Touros na Avenida D. Manuel I, às 10h30. Uma hora depois, ocorre a 7.ª Largada de Toiros.

Entre as 14h00 e as 16h00, haverá 3 Passeios no Bote Leão, com 1 hora de duração para cada um e, também às 16h00, terá lugar uma Demonstração de Equitação do Picadeiro Quinta da Horta na Avenida 5 de Outubro.

A 8.ª Largada de Toiros decorre às 18h00, seguida de uma sessão de Fado Vadio no Aposento do Barrete Verde.

Às 21h00, o Desfile Motorizado dos Bombeiros Voluntários de Alcochete, que acontece meia hora antes de mais uma sessão de Fado Vadio, no Largo Coronel Ramos da Costa e de Animação Musical com The ‘Puzzle’.

Pelas 22h00, mais 2 atividades. No Palco São João, um Concerto com a Banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898. Já no Palco Salineiro, haverá a Zumba da Sociedade com Sandra Menisse. Palco Salineiro que acolherá, meia hora depois, mais uma sessão de Animação Musical com Carla Teixeira.

Às 23h15 e meia-noite, duas sessões de Fado Vadio, desta vez na Avenida 5 de Outubro e Rua João de Deus.

O último evento do dia tem lugar às 01h30 e será a 9.ª Largada de Toiros

O último dia das Festas do Barrete Verde e das Salinas começa, claro, com a Alvorada e uma salva de 21 morteiros.

Às 09h30, o evento Salineiro por uma Manhã, que explica o funcionamento das salinas e a experiência de rapação. As Inscrições devem ser feitas na Fundação das Salinas do Samouco.

A 5.ª Entrada de Touros na Vila, que acontecerá às 11h30 e 17h30, na Avenida D. Manuel, é intervalada por uma sessão de Jogos Tradicionais Cavalhadas, na Avenida 5 de Outubro, às 15h30.

Pelas 18h00, a 10.ª Largada de Toiros das Festas, seguido de Animação Musical com Marco Nunes, no Palco Tejo, às 20h00.

Meia hora depois, o Passeio do Tejo, com uma Demonstração de Patinagem com o grupo Angels Wheels Clube de Patinagem de Alcochete.

Às 22h00, novamente um evento em cada palco. No Salineiro, Animação Musical com Nélio Pinto e Concerto com Áurea no São João. À meia-noite a marca o Arrear das bandeiras.

As Festas do Barrete Verde e das Salinas terminam oficialmente, com um Espetáculo Piromusical na ponte cais e ainda uma surpresa, às 00h15.

Sentida como a mais genuína tradição das gentes de Alcochete, as Festas do Barrete Verde e das Salinas têm um lugar especial no coração de cada alcochetano, mas também de muitas pessoas que não sendo da localidade, gostam de visitar. Reconhecidas nacionalmente pelo seu carisma e tradição tauromáquica, as Festas são organizadas pelo Aposento do Barrete Verde, em estreita colaboração com a Câmara Municipal.

José André dos Santos, alcochetano que muito fez pelas tradições da Vila, foi o grande impulsionador destas Festas, que se realizaram, pela primeira vez, em 1941.

Anualmente, são milhares os visitantes que enchem as ruas da Vila, para celebrar as Festas, que duram até de madrugada. Consiste num evento com verdadeira tradição que representa o que de mais genuíno esta vila tem para oferecer.

As Festas do Barrete Verde e das Salinas que, recorde-se, estiveram paradas em 2020 e 2021, devido à Pandemia da COVID 19.

O investimento total da Câmara Municipal ultrapassa os 100 mil euros e inclui a logística que suporta as várias atividades tradicionais.

Haverá motivos de sobre para desfrutar desta que é uma das grandes festividades da Península de Setúbal.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *