À Boa MesaCuriosidadeGastronomiaMercadosSesimbraTurismo

Farinha Torrada, o doce tradicional querido pelos pescadores

Sesimbra tem apostado na proteção e no desenvolvimento dos seus produtos mais locais. É o pão de Alfarim, a maça camoesa ou a farinha torrada. O doce mais tradicional da região. Este bolo é comido pelos sesimbrenses desde a infância. Este é um doce com bastante aceitação não só junto aos locais como também com os turistas que visitam e levam uma caixa com alguns quadrados deste bolo para os seus lugares de origem

Feita tanto em casa como nas pastelarias, não existe um único habitante do concelho que não conheça a farinha torrada. O Joaquim do Moinho (espaço que começou a promover esta iguaria), em Sesimbra, ou as padeiras que vendem os seus produtos nos diversos mercados locais são alguns dos locais onde podem adquirir um bocado deste bolo para levar para casa. A farinha torrada, feita com chocolate e um ligeiro aroma a limão, tem uma textura rija e é conhecido pela sua durabilidade.

Todos gostamos de comer um quadrado de chocolate mole, mas a verdade é que este doce tão típico pode durar bastante tempo. Os pescadores e os camponeses do Castelo costumavam levar um pedaço de farinha torrada para se alimentarem no trabalho.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *