Opinião

Estradas em Alerta

As opiniões expressas neste artigo são pessoais e vinculam apenas e somente o seu autor.

A segurança nas estradas é um tema de extrema relevância no âmbito das políticas públicas nas autarquias, a conservação adequada das estradas e a criação de infraestruturas seguras para peões e ciclistas são fundamentais para garantir a mobilidade de forma segura e, consequentemente, contribuir para a segurança pública.

Neste contexto, é imperativo que as autarquias assumam a responsabilidade de implementar medidas eficazes que promovam a segurança viária e protejam a vida dos cidadãos.

Em Palmela, creio que as medidas de solução são vastas e urgentes, atualmente  não existe um plano municipal de segurança rodoviária.

Recordo que Palmela, é o maior concelho da Área Metropolitana de Lisboa e atualmente tem várias carências, como a falta de pintura das passadeiras por todo o concelho, uma área claramente em défice, como tem sido referenciado pelos autarcas eleitos do PSD Palmela ao longo dos últimos anos.

Recordo a Resolução do Conselho de Ministros 85/2017[1]– que confere competências próprias em matéria de construção e gestão de instalações, equipamentos, serviços, redes de circulação, de transportes, e recursos físicos integrados no património do município ou colocados, por lei, sob administração municipal.

É também inegável que as estradas mal conservadas representam um sério risco para a segurança de todos, bem como o acelerar do desgaste das viaturas. Sejam buracos, falta de sinalização adequada, ausência de docas para autocarros, passageiros e falta de iluminação são problemas que podem levar a acidentes graves.

Além disso, a inadequação das infra estruturas para peões e ciclistas amplia a vulnerabilidade daqueles que utilizam meios de transporte mais sustentáveis e saudáveis, como é o caso da falta de passeios e ciclovias ao longo das principais vias ou alternativas que todos os moradores e visitantes de Palmela utilizam diariamente.

A segurança nas estradas não diz respeito apenas à redução de acidentes, mas também ao bem-estar e à qualidade de vida da população.

Estradas seguras, devem ser uma marca em qualquer Concelho, pelo contributo que geram no desenvolvimento da economia local, do turismo,  o acesso a serviços essenciais, como saúde e educação e promovem a inclusão. Portanto, é fundamental que as políticas públicas atuem de forma abrangente, contemplando a segurança viária como um dos pilares para o desenvolvimento sustentável.

A carência de um plano estratégico na melhoria das infraestruturas das estradas, tem consequências na prevenção de acidentes e sensibilização da população sobre a importância da segurança no trânsito, cada vez mais são precisos  investimentos em tecnologia e inovação, cruciais para a fiscalização, mas que promovam na sua essência a  educação no trânsito.

Em termos de segurança rodoviária, é essencial instalar a sinalização adequada e redutores de velocidade em áreas críticas, como, por exemplo, na Av. dos Ferroviários, no Pinhal Novo, Avenida Joaquim Lino dos Reis e na Rua da Aljubarrota em Aires (por exemplo). Assim como as estradas nos meios rurais onde o excesso de velocidade já provocou acidentes graves no passado, como é o caso da Estrada das Lagameças/Estrada Municipal 533. Por fim o reforço em todas as zonas que incluem equipamentos públicos como escolas, terminais de transportes públicos,  equipamentos de saúde, espaços desportivos e do movimento associativo.

A solução em 2023 e para o futuro deverá passar pela colocação de almofadas redutoras de velocidade, diferente das lombas tradicionais, porque garantem a normal circulação de  veículos pesados/autocarros, dado que são mais estreitas do que o eixo dos veículos.

Almofadas redutoras de velocidade[2]

Em conclusão, a segurança nas estradas deve ser uma preocupação constante em matéria de políticas públicas, as autarquias devem ser movidas pela inovação na busca das melhores soluções, sejam tecnológicas, coordenação com as plataformas digitais (Maps e Waze) ou meios físicos nas estradas, que procurem obter o melhor resultado.

Como também a conservação adequada das estradas e a criação de infraestruturas seguras para peões e ciclistas são fundamentais para garantir a mobilidade de forma segura e aumentar a sua utilização de forma natural e orgânica,  um assunto que está no topo da agenda do PSD Palmela, como se encontra explanado na sua mais recente ação política.

Pessoalmente, no fim de semana passado, tive a oportunidade de participar de uma pequena tertúlia e ouvir a seguinte afirmação: “Palmela é uma terra cheia de potencial para ser muito melhor”.

Deixo-vos para reflexão a seguinte pergunta:  quanto tempo mais teremos que esperar para usar todo este potencial que todos vemos em Palmela? O que queremos para o futuro do Concelho? Todos nós estamos cientes dos problemas que existiam, e ainda existem hoje e continuarão a existir, mas podemos pensar e acreditar que é possível resolvê-los.

Pedro Belo Pires | Vogal da Comissão Política da Secção do PSD de Palmela


[1] https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/resolucao-conselho-ministros/85-2017-107524708

[2] https://www.smartpath.pt/as-accoes-de-acalmia-de-trafego-na-reducao-da-sinistralidade/


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