AlcocheteAtualidadeMoitaMontijo

Encontro apresenta trabalho realizado nas comunidades desfavorecidas em Alcochete, Moita e Montijo

No próximo dia 20 de fevereiro (terça-feira) vai ter lugar o encontro metropolitano que vai apresentar o trabalho feito para as comunidades desfavorecidas nos municípios de Alcochete, Moita e Montijo.

Estes trabalhos, desenvolvidos pelos municípios de Alcochete, Moita e Montijo no âmbito do programa Comunidades em Ação – Operações Integradas Metropolitanas, vão ser mostrados no Fórum Cultural de Alcochete, a partir das 10h00.

O encontro está inserido nas respostas sociais do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência em Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana de Lisboa, e visa mostrar o trabalho de inclusão social e de capacidade transformadora das comunidades locais selecionadas pelos três municípios que compõem a Operação Integrada Local Arco Ribeirinho Sul – Nascente.

Neste encontro irá decorrer uma mesa-redonda sobre a importância do programa Comunidades em Ação enquanto instrumento territorial de regeneração social, com a participação dos presidentes das câmaras municipais de Alcochete, Moita e Montijo. O debate será moderado pela jornalista Catarina Carvalho, da Mensagem de Lisboa.

Durante a manhã, lugar também para um painel sobre as novas respostas para o desenvolvimento das comunidades que as operações integradas locais proporcionam às comunidades locais. Terá a participação de parceiros e beneficiários envolvidos dos três municípios.

A partir das 14h00 serão efetuadas visitas de autocarro aos territórios onde estão a decorrer estas intervenções (Bairro do Passil, em Alcochete, Alhos Vedros, na Moita, e Pegões, no Montijo).

Este será o segundo de seis encontros bianuais (o primeiro realizou-se em Lisboa, em setembro de 2023), que decorrerão até ao último trimestre de 2025, e que abrangerão o trabalho desenvolvido na totalidade dos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa.

O Plano Metropolitano de Apoio às Comunidades Desfavorecidas da área metropolitana de Lisboa, que conta com um financiamento de 121,5 milhões de euros por parte do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, será materializado em 31 operações locais, em todos os municípios da área metropolitana de Lisboa, até dezembro de 2025.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *