País

‘Drone’ de 885 mil euros vigia costa portuguesa

A Unidade de Controlo Costeiro e Fronteiras recebeu de "prenda" um aparelho não tripulado que irá vigiar toda a costa portuguesa. O equipamento tem autonomia para 16 horas e voa num raio de 100km.

O novo equipamento, que chegou à Unidade de Controlo Costeiro e Fronteiras da GNR, custou aos cofres do Estado 885 mil euros. Trata-se de um ‘drone’ que foi adquirido mediante recurso ao Fundo de Segurança Interna e que vai ter como missão o patrulhamento de toda a costa portuguesa.

O ‘drone’ será lançado de uma catapulta com 3,5 metros e tem uma autonomia de 16 horas de voo. O seu alcance é de 100 km. O aparelho foi adquirido por um concurso público ganho pela empresa portuguesa Tekever, que apresentou a proposta para o modelo AR3.

Este equipamento vem agora reforçar aquela força de segurança cuja missão é vigiar a costa portuguesa no continente e nas regiões autónomas. Mas a missão do AR3 irá também vigiar toda a fronteira marítima externa, tendo como objetivo principal o combate aos crimes ambientais e fiscalizar as pescas.

O AR3 tem uma equipa de três militares da GNR que o vão operar e que se encontram atualmente em formação.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *