País
Em Destaque

Dois mortos e 23 feridos graves é o balanço da operação Natal 2023

As autoridades estiveram nas estradas portuguesas para mais uma operação Natal 2023 que decorreu até esta segunda-feira pelas 00h00. A GNR e PSP vão voltar no Ano Novo.

Entre sexta a segunda-feira, a GNR registou 786 acidentes nas estradas portuguesas, com um balanço de dois mortos e 243 feridos, dos quais 23 graves, segundo os dados provisórios da operação de Natal.

A GNR avança ainda que a segunda vítima mortal, trata-se de um homem que morreu na EN que liga Louredo, em Vieira do Minho, devido a um despiste da sua viatura, acidente este que ocorreu no dia de Natal.

A primeira vítima mortal desta operação foi uma mulher atropelada no domingo em Turquel, no concelho de Alcobaça. 

A GNR neste primeiro balanço provisório dá conta que entre as 00h00 de sexta-feira e as 23h59 de segunda-feira (25) foram fiscalizados 30 583 condutores, dos quais, 303 conduziam com excesso de álcool e, destes, 159 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2g/l, valor considerado crime.

Foram ainda detetados, sem habilitação legal, 65 condutores. Foram emitidas 5 268 contraordenações rodoviárias, das quais 2 038 por excesso de velocidade, 171 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança, ou cadeirinhas para crianças, 119 por uso indevido do telemóvel durante a condução, 452 por falta de inspeção periódica obrigatória e 146 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

A operação Ano Novo vai estar na estrada nos próximos dias com especial atenção a condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas, excesso de velocidade, utilização indevida do telemóvel, utilização correta do cinto de segurança e das cadeirinhas para crianças, à falta de inspeção periódica obrigatória e de seguro de responsabilidade civil obrigatório e à incorreta execução de manobras de ultrapassagem, mudança de direção e cedência de passagem.

A operação Natal e Ano Novo 2023/2024 da GNR começou em 15 de dezembro e termina no dia 2 de janeiro.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *