AtualidadeMundoSaúde

Dinamarca cria sistema inovador para consultas médicas

Na Dinamarca, foi criado um dispositivo que visa melhorar o resultado das consultas entre médicos e pacientes. Este permite ao paciente fornecer informações que possa achar pertinentes ao médico, antes de se deslocar ao consultório.

Esta medida torna o paciente ativo perante o diagnóstico e decorrer do processo de avaliação do médico, face ao problema apresentado. Em declarações à Euronews, Hanne Dalgaard Christensen, paciente dinamarquesa, avaliou o sistema.

“É muito útil, porque, muitas vezes, quando vejo o meu médico, esqueço-me de lhe dizer algo. Mas neste caso, é preciso preencher um questionário antes da consulta. Deste modo, temos tempo para pensar em tudo, e o médico poderá dar resposta às muitas perguntas que habitualmente, surgem, uma de cada vez”

O método tem sido utilizado de forma mais frequente no Hospital Universitário de Aarhus em doenças crónicas, permitindo ao paciente o acompanhamento constante do seu estado de saúde, explica o médico do hospital Mette Julsgaard.

“Os resultados comunicados pelos pacientes são uma excelente forma de obter uma visão dos sintomas de um paciente antes de poder vê-lo na na clínica. Quando vemos o paciente, já temos muitas respostas e depois sabemos quais são os pontos em que nos devemos concentrar, se existem sintomas relacionados com essa doença intestinal crónica e se precisamos de alterar o tratamento médico”.

O avanço tecnológico visa possibilitar uma nova abordagem no resto do continente Europeu, e assim, criar novas ferramentas e abordagens para o tratamento dos pacientes.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *