Uncategorized

Dia Mundial do Cuidador Informal assinalado pela autarquia de Sintra

Sintra assinalou no Palácio Valenças o Dia Mundial do Cuidador Informal.

“Tendências e Inovações no Cuidado e Apoio ao Cuidador: Fortalecendo o papel na Sociedade Atual” foi o tema do evento promovido pela Câmara Municipal de Sintra, em colaboração com a Neuromove, para assinalar o Dia Mundial do Cuidador Informal.

Esta iniciativa teve lugar no Palácio Valenças visando criar espaço para reflexão sobre o papel desempenhado pelos cuidadores informais e explorar novas abordagens e tecnologias relacionadas com esta temática.

O seminário iniciou com a conferência “As Famílias e o Papel de Cuidados na Sociedade Atual”, seguida das palestras “Estatuto do Cuidador Informal” e “A voz e a Experiência dos Cuidados Informais”.

Recorde-se que em março deste ano a Câmara Municipal de Sintra foi distinguida com o selo de mérito do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, pelo projeto “Estimulação Global da Pessoa com Demência – um auxiliar para cuidadores informais” elaborado com o propósito de ajudar os cuidadores informais a estimular a pessoa com demência e a contribuírem para melhorar o seu bem-estar, autonomia e qualidade de vida.

Esta distinção permitiu a integração de Sintra na “Rede Nacional de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais”, dando consistência à política social e de saúde do município cujo propósito é o bem-estar e qualidade de vida da população, com especial enfoque a população sénior e os seus mais diretos cuidadores.

O Dia Mundial do Cuidador Informal é celebrado a 5 de novembro e foi instituído com o intuito de prestar homenagem a todas as pessoas que, de forma informal, prestam cuidados básicos a quem não pode cuidar de si próprio.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *