País

Dia do Médico assinalado com homenagem do Bastonário da Ordem

O Bastonário da Ordem dos Médicos assinalou o Dia do Médico, que se comemora a 18 de Junho, com uma visita ao Hospital de S. João, no Porto, unidade de saúde que recebeu e tratou mais doentes com covid-19 no país.

Miguel Guimarães destacou o trabalho destes profissionais, que «em apenas 24 horas de um dia normal, os médicos fazem mais de 118 mil consultas, 17 mil episódios de urgência, 2149 internamentos, 1841 intervenções cirurgias e 239 partos, além de milhares de exames complementares de diagnóstico, entre outros exemplos.

Nesta fase especial da pandemia da COVID-19, adaptaram a sua atividade para dar apoio a mais de 37.600 doentes infetados pelo novo coronavírus, numa média diária de quase 360 pessoas, sem contar com o apoio dado aos casos que se vieram a revelar negativos.»

O Bastonário sublinhou ainda que «quando se assinala em Portugal o Dia do Médico, não podia deixar de homenagear e agradecer publicamente a todos os colegas que honraram e continuar a honrar o juramento que fazemos pelos nossos doentes, mesmo perante situações extraordinariamente difíceis e diante de um inimigo desconhecido e invisível como aquele que enfrentamos».

Depois da visita ao Hospital de S. João, o Bastonário estará presente numa cerimónia limitada organizada pelo presidente do Conselho Regional do Centro, em que serão entregues aos médicos da zona centro que em 2019 completaram 25 e 50 anos de inscrição na Ordem com medalhas simbólicas.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *