Detido em fiscalização na Ponte Vasco da Gama por manipulação de tacógrafo
Um homem de 37 anos foi detido durante uma fiscalização rodoviária realizada pela Unidade Nacional de Trânsito (UNT), através do Destacamento de Ação Conjunto (DAC) de Lisboa, na Ponte Vasco da Gama, no Montijo.
A ação decorreu no dia 16 de fevereiro, e os militares da Guarda abordaram um veículo pesado de mercadorias, no qual verificaram que o tacógrafo que o equipava registava falhas técnicas quando o condutor realizava o tempo de pausa ou repouso obrigatórios.
Após inspeção técnica ao veículo, constatou-se que o sistema tacográfico possuía um sistema paralelo, acionado pelo condutor através de um telecomando, que interferia com o gerador de impulsos, bloqueando a emissão de impulsos da caixa de velocidades para o tacógrafo, não permitindo assim que o aparelho efetuasse o registo correto dos tempos de condução, descanso, velocidade e distância percorrida.
Esta manipulação do tacógrafo digital possibilitou a circulação sem que o motorista fizesse o registo do tempo de condução, marcando apenas repouso, levando a uma condução contínua por um tempo superior ao permitido por lei, explica a nota da GNR.
O motorista foi detido e o veículo foi apreendido, tendo os factos sido remetido para o Tribunal Judicial do Montijo.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito