Opinião

(Des) proteção de Menores

Estas linhas surgem coloridas de zanga e de desilusão, para com o sistema jurídico português, em matéria de (des) proteção de crianças e jovens, e também com os técnicos que se conformam com o sistema e esquecem o famoso superior interesse que deviam servir.

Manifesto-me contra as políticas e pareceres que continuam a privilegiar a biologia e a genética, enraizadas no famoso preconceito da “força do sangue” que impede inúmeras crianças de beneficiar da adoção, como forma de fazer cumprir um dos seus direitos fundamentais: crescer no seio de uma família!

Manifesto-me contra este modelo de instituições de acolhimento, dito temporário, que se tornam permanentes e que carecem de uma equipa multidisciplinar que possa corresponder às necessidades que as crianças e jovens apresentam.

Manifesto-me contra a ausência de articulação e de verdadeiro trabalho de equipa entre as várias entidades que atuam em situação de promoção e (des) proteção!

Enquanto tal se verificar, a saúde mental das crianças e jovens no sistema estará gravemente comprometida.

Manifesto-me contra a desvalorização do acompanhamento em psicologia e psicoterapia e sobrevalorização da medicalização da população acolhida.

Algo vai muito mal no sistema jurídico português! Ergo a minha voz e denuncio esta (des) proteção!


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *