Opinião

Dependência Emocional

Todos nós temos tendência a depender de algo ou de alguém. Algumas dependências são denominadas de vícios, daqueles que limitam a nossa liberdade, a nossa saúde e a nossa qualidade de vida.

Quando ouvimos a palavra “dependência” a maioria pensará em álcool e outras drogas. Poucos pensarão na dependência de outro alguém. Mas, na verdade, há mais de 20 anos,  como psicoterapeuta e terapeuta de casal, observo diariamente uma proliferação de dependências relacionais: do Outro e do Nós.

Mas o que é afinal a dependência emocional? Eu diria que é quando fazemos depender o nosso bem-estar e equilíbrio mental do comportamento do Outro e da sua presença. Diria que acontece quando não nos bastamos a nós mesmas para sermos felizes. Diria que somos dependentes quando não conseguimos ser felizes a sós, no encontro com o EU.

Quais são os sinais de dependência emocional? Baixa autoestima e autoconfiança, tirsteza e choro frequente. Insegurança, baixa resiliência. Debilidade física. Incapacidade para gerir as exigências do quotidiano.

Muitas vezes a dependência emocional surge associada a relações pautadas por violência psicológica, nas quais a pessoa se conforma ao mau trato e à submissão. Esteja atenta aos sinais e aprenda a exigir mais e melhor para si. Não há dependências saudáveis!


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *