Atualidade

Denúncias de assédio sexual e violação na Universidade de Coimbra

O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra está a investigar denúncias de assédio sexual envolvendo dois membros da academia, o professor catedrático e sociólogo Boaventura Sousa Santos e o professor e coordenador Bruno Sena Martins. Ambos negam qualquer comportamento inapropriado.

Segundo o Diário de Notícias, que noticia o caso esta terça-feira, as acusações constam de um artigo num livro sobre assédio sexual na academia, em que os dois membros do CES de Coimbra são acusados de usarem o seu poder sobre jovens estudantes e investigadoras para “extractivismo sexual”.

O artigo do livro acusa também a instituição de silenciamento e cumplicidade.

O livro, intitulado Sexual Misconduct in Academia – Informing an Ethics of Care in the University (Má conduta sexual na Academia – Para uma Ética de Cuidado na Universidade), foi disponibilizado online a 31 de Março.

As autoras do artigo, a belga Lieselotte Viaene, a portuguesa Catarina Laranjeiro e a norte-americana Myie Nadya Tom, estiveram no CES enquanto investigadora de pós-doutoramento (com uma bolsa Marie Curie) e estudantes de doutoramento, respectivamente.

Este é o segundo grande caso de assédio sexual a abalar o ensino superior português, após as denúncias na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em 2022.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *