AgendaAlcocheteCultura

Cruzeiro Religioso de Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo visita Alcochete

No sábado, 18 de junho, a vila de Alcochete vai acolher o VIII Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo e II Cruzeiro Ibérico do Tejo, organizado pela Confraria Ibérica do Tejo, estando prevista a sua chegada à ponte cais de Alcochete às 10h00.

Trata-se de um Cruzeiro Religioso e Cultural que percorrerá cerca de 300 km no rio Tejo, desde Rosmaninhal em Espanha até à foz do rio em Oeiras, passando pelas comunidades ribeirinhas ao longo do seu percurso, transportando em embarcações tradicionais a imagem de Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo.

Em cada “porto” a comunidade local prepara diferentes formas de festividade de acordo com os seus costumes, atraindo até às margens do rio Tejo a população local. Por vezes, a imagem da Nossa Senhora é transportada até às igrejas da localidade mais próxima do ponto de desembarque, envolvendo grande parte das gentes locais que assim se associam às festividades e à comunidade ribeirinha na sua adoração à Nossa Senhora, reforçando a identidade das comunidades e aproximando-as através da partilha cultural e religiosa.

O município de Alcochete, em colaboração com a comunidade piscatória de Alcochete, irá deslocar-se à Marina do Parque das Nações para ir buscar a imagem da santa e trazê-la para Alcochete em procissão fluvial, juntamente com as embarcações dos peregrinos avieiros. Chegada a procissão a Alcochete, a imagem da santa será trazida para a ponte-cais, para adoração da população.

O município de Alcochete disponibiliza a embarcação Bote Leão para quem quiser acompanhar a procissão fluvial, participação que está sujeita a marcação prévia no Posto de Turismo de Alcochete, com as seguintes condições: as inscrições poderão ser efetuadas a partir de 14 de junho e só será permitida a inscrição até um máximo de 4 pessoas por requerente.

O embarque na ponte cais está previsto para as 7h20 e a partida para as 7h30.

Os contactos são os seguintes: Posto de Turismo de Alcochete – Edifício Escola Primária Conde de Ferreira, Largo Barão de Samora Correia, 2890-080 – Contacto telefónico: 212 348 655 – Endereço eletrónico: posto.turismo@cm-alcochete.pt.

Fonte: Câmara Municipal de Alcochete


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *