Economia

Crédito Consolidado e Crédito Pessoal: o que os distingue?

Conheça de perto como se distinguem os crédios consolidados e os pessoais.

Photo by Karolina Grabowska | Pexels

A falta de liquidez é um mal que assola boa parte da população portuguesa. Quantos projetos ficam na gaveta ou quantos anos fica o nosso carro a dever à reforma por falta do financiamento necessário para levantar o nosso pequeno negócio ou para, finalmente, adquirir um novo automóvel?

Muitos, certamente, mas existem formas de tornar esta questão financeira, nomeadamente o crédito pessoal.

Contudo, quando a gestão financeira dos créditos pessoais não é realizada da melhor forma ou quando um imprevisto corta parte do rendimento familiar colocando em risco o pagamento das mensalidades de crédito, entra em campo uma outra solução financeira que nos vai permitir reorganizar as nossas finanças pessoais: o crédito consolidado.

Ainda que ambas as soluções financeiras partilhem o nome “crédito”, existem, como já afloramos, diferenças substanciais entre elas. Venha daí descobrir o que são e o que as distingue.

O que é um Crédito Consolidado?

Quando temos mais do que um crédito ao consumo e, por alguma razão, a nossa taxa de esforço (Encargos financeiros / Rendimento Líquido Total do Agregado x 100) ultrapassa o valor recomendado pelo Banco de Portugal, o crédito consolidado entra em campo.

Na prática, o crédito consolidado é uma solução financeira que nos vai permitir liquidar todos os créditos que temos em mãos e ficar com apenas uma mensalidade (mais baixa do que a media das prestações de crédito anteriores), uma única taxa de juro e um prazo de reembolso mais alargado perante uma única instituição de crédito.

Quando recorremos a um crédito consolidado, o banco/instituição de crédito vai liquidar todos os créditos que tínhamos ficando a ser o nosso único credor. Ao fazermos esta operação de reorganização das nossas finanças, podemos poupar, em média, até cerca de 60% no valor da prestação mensal.

Para além da reorganização financeira, podemos pedir um valor de financiamento superior ao valor em dívida e utilizá-lo na finalidade que mais desejarmos.

Nota: Para podermos recorrer a um solução de crédito, temos de ter, pelo menos, dois créditos ao consumo, não termos prestações em atraso, termos menos de 75 anos e apresentarmos um fiador/garantias à instituição de crédito.

O que é um Crédito Pessoal?

Ao contrário do que acontece com o crédito consolidado, o crédito pessoal tem como grande finalidade dar-nos a oportunidade de financiarmos um projeto pessoal, investimento financeiro ou até pagar dívidas. Para além disso, o sucesso desta solução entre os consumidores portugueses prende-se, igualmente, com as poucas exigências burocráticas que implica e com a rapidez da sua aprovação, especialmente se for pedido de forma online.

Assim, de forma simples, um consumidor encontra na Internet um sem número de soluções de crédito pessoal que lhes oferecem entre os 200 e os 75 mil euros para prazos de reembolso que variam entre os 24 e os 84 meses muito rapidamente.

Por exemplo, ao digitarmos “crédito pessoal” no browser do nosso smartphone, tablet ou PC com ligação à Internet e clicarmos na solução de crédito pessoal da Credibom, instituição de crédito que, já este ano, foi eleita pelos consumidores portugueses como marca “Escolha do Consumidor” e “5 Estrelas” pela excelência e diversidade dos seus produtos financeiros, vamos poder usufruir de um simulador que nos permitirá calcular a prestação de crédito para montantes de financiamento que variam entre os 5 mil e os 75 mil euros e prazos de reembolso que vão dos 24 aos 84 meses.

Caso a proposta seja do nosso agrado, podemos clicar na barra “Fazer Pedido” que nos encaminhará para o preenchimento de um formulário online ao qual devemos anexar alguns documentos de identificação.

Após este processo que demora, em média, cerca de 5 minutos, a Credibom vai analisar o pedido e, em caso de aprovação, envia-nos o dinheiro que solicitamos para a nossa conta bancária em dois dias úteis.

Crédito Consolidado vs Crédito Pessoal: o que as distingue?

Depois de percebermos em que consiste cada uma destas soluções financeiras, já conseguimos discernir melhor aquilo que as distingue.

Como vimos, a grande diferença prende-se com a finalidade de cada uma delas. Enquanto a principal finalidade do crédito consolidado é o de nos ajudar a reorganizar a nossa vida financeira, o crédito pessoal tem como objetivo ajudar-nos a financiar um projeto pessoal, remodelação de casa ou compra de um carro novo.

Para além da finalidade, existem diferenças ao nível das taxas de juro praticadas em cada uma das soluções (por norma, mais competitivas no crédito consolidado) e da flexibilidade no aumento do valor do empréstimo (no caso de um crédito pessoal, a qualquer altura do contrato, pode pedir um aumento do financiamento).


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *