Atualidade

Contas relacionadas com o Chega e André Ventura falsificam grafismos de jornais para divulgar notícias e informações falsas

Técnica usada pela Rússia após invasão da Ucrânia.

Grafismos de órgãos de comunicação social como o Público ou a Rádio Renascença têm sido usados para partilhar notícias inexistentes em contas relacionadas com o partido de André Ventura, uma táctica de disseminação de notícias falsas que já tinha sido usada pelos russos logo após a invasão da Ucrânia.

A revelação é feita esta sexta-feira pelo próprio jornal Público, que indica que esta técnica de disseminação de informação não verdadeira tem sido usada por contas ligadas ao Chega, incluindo a do próprio líder André Ventura, para partilhar informações com origem no site de informação oficial do partido, o Folha Nacional.

Em declarações ao Público, Francisco Conrado, investigador e professor no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, sustenta que “estas emulações de formatos de jornais já existentes nascem com o intuito de induzir um maior envolvimento/engajamento nos seus seguidores online”. Deste modo, prossegue, “recorrem a formatos visuais que de algum modo possuem a sua identidade visual já consolidada no imaginário colectivo e procuram com isto emprestar ao seu discurso algum grau de autenticidade que lhes falta”.

Ainda segundo aquela diário, as publicações em várias redes sociais, como o X (antigo Twitter), o Facebook e o LinkedIn “imitam a imagem de sites informativos, mas são falsas”. Trata-se de uma técnica identificada por especialistas e que “também tem sido usada pela Rússia para propaganda ou em burlas na Internet”, escreve ainda o jornal.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *