Insólito

Conhece a nota de… zero euros? É rara e reconhecida pelo Banco Central Europeu

Portugal também já dispõe desta rara nota.

Parece mentira, mas não é. O Banco Central Europeu reconheceu uma nota de zero euros. Esta nota rara tem todos os elementos de segurança da Europa Series, como a marca de água, o holograma, as tiras de cobre e um número de série.

Claro que uma vez que o valor nominal é de zero euros, não é possível pagar qualquer tipo de compra com esta nota. Ainda assim, tornou-se um objecto de desejo e de culto para coleccionadores devido à sua raridade.

A (original) ideia foi lançada em França, em 2015, por Richard Faille, tendo nesse ano sido lançadas 100 notas de diferentes locais, estendendo-se entretanto à Alemanha, Áustria, Bélgica, Suíça, Países Baixos e Espanha.

Estas notas podem ser adquiridas por valores que variam entre os 2,5 euros e os 16,5 euros na sua edição mais especial, que é vendida numa moldura de vidro.

Quanto a Portugal, é claro que também já dispõe da sua nota de zero euros. Desde 2017. “Depois do Castelo de São Jorge, vamos lançar uma nota sobre o centenário das aparições em Fátima e vamos imprimir 10 mil notas, metade das quais já foram reservadas por coleccionadores”, afirmou Benjamin Bush, presidente executivo da empresa Euro Souvenir Portugal, empresa detentora dos direitos desta estranha nota no nosso país.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *