Economia

Bitcoin reduzido pela metade em 2024

A economia mundial está a passar por momentos muitos críticos, o setor da banca está a ver uma vez mais a evolução, mas, ao mesmo tempo, a moeda virtual poderá dar um alento à economia global. Saiba mais com este artigo.

O próximo Bitcoin Halving 2024 certamente terá um impacto significativo no ecossistema das criptomoedas. O Halving é um evento programado que reduz pela metade a recompensa dos seus utilizadores por validar transações na rede do ‘Bitcoin’.

Esta tendência ocorre aproximadamente a cada quatro anos e é uma característica central do protocolo estabelecido pelo ‘Bitcoin’. Neste mercado podemos ver vários setores, a escassez e valorização, esta com a redução na recompensa dos utilizadores que diminui a taxa de inflação do ‘Bitcoin’, tornando-o mais escasso com o tempo. Historicamente, os Halvings têm sido seguidos por aumentos significativos no preço do ‘Bitcoin’, impulsionados pela perceção de escassez aumentada e pela pressão dos mercados de moeda virtual.

Outro efeito são o Altcoins, sendo que o Halving do Bitcoin muitas vezes tem efeitos de arrasto sobre outras criptomoedas, muitos investidores e até traders aproveitam o aumento de interesse no Bitcoin para explorar oportunidades em altcoins, sendo favorável a ganhos de grande potencialidade num mercado altamente volátil. O impacto é outra vertente, podendo ter implicações significativas para os utilizadores do ‘Bitcoin’. Implicações essas que podem ser na redução das recompensas, os utilizadores menos eficientes podem sair do mercado, enquanto os mais eficientes podem prosperar.

Neste mercado também há a inovação e o desenvolvimento, os Halvings muitas vezes incentivam a inovação no ecossistema das criptomoedas. A procura por soluções para a escalabilidade, eficiência energética e a segurança poder ser intensificada após o Halving, já que as recompensas diminuem e a competição é mais intensiva.

A aceitação institucional da moeda virtual é contínua, à medida que o Bitcoin continua a crescer no mercado, os Halvings podem servir como marcos importantes para a aceitação institucional. À medida que mais instituições financeiras e corporações adotam o Bitcoin como uma reserva de valor ou ativo de investimento, o Halving pode servir como um ponto de referência para avaliar o crescimento e a maturidade do mercado.

Podemos mesmo acrescentar ao resumo, que o próximo Halving do Bitcoin terá um potencial de grande futuro no mercado das criptomoedas globalmente, podendo influenciar não apenas o preço do ‘Bitcoin’, mas também trazer ao mercado a inovação, adoção institucional e o equilíbrio de poder dentro do ecossistema das criptomoedas.

Poderá ser o futuro do comércio digital, aliado à moeda virtual? Quem sabe se o futuro não passará por essa estratégia económica e financeira.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *