Distrito de LisboaSociedade

Comemorações dos 12 anos de Refood em Portugal assinaladas com um evento em Lisboa

Nos dias 21, 22 e 23 de abril, em Lisboa, no Pavilhão Carlos Lopes, irá decorrer o evento de comemoração dos 12 anos da associação Refood em Portugal, evento este que iria acontecer na comemoração dos 10 anos, mas foi adiado durante dois anos devido à recente pandemia que abalou o mundo.

O movimento Refood foi criado em 2011 e conta com mais de 7.500 voluntários, entregando refeições a mais de 8 mil pessoas.

Em declarações à agência Lusa, o fundador da Refood, Hunter Halder clarificou que para além da recuperação de comida em boas condições e à alimentação de pessoas necessitadas, o movimento também tem como objetivo a inclusão da comunidade, o que levou a ser um dos pontos fulcrais à organização de um evento aberto a toda a comunidade.

“Resolvemos com este evento convidar a comunidade no sentido mais alargado e o propósito do FoodStock é para amplificar os valores do Refood, que é sustentável, porque cada refeição resgatada não vai para o lixo, é solidário, porque cada refeição vai para alimentar alguém, e o Refood é inclusivo em cada comunidade”, adiantou Hunter Halder à agência Lusa.

O fundador deste movimento frisou ainda a importância da sustentabilidade, solidariedade e inclusão de valores que são muito maiores que a própria Refood, e que o evento será também uma oportunidade para mostrar à sociedade todos os objetivos de desenvolvimento sustentável que contará com o apoio e a presença de várias outras organizações.

O Banco Alimentar Contra a Fome é uma das organizações já confirmadas que irá apoiar este evento.

Isabel Jonet, atual Presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome e da ENTRAJUDA já afirmou, que seria mandatória a presença de um evento onde realça a importância e o valor de que os alimentos devem ser para todos, aponta ainda que em Portugal “situações limite são raras, mas existem” e que em pleno século XXI “há famílias que não têm garantido uma alimentação condigna, enquanto toneladas de alimentos são desperdiçados”.

O evento irá dar início no dia 11 de Abril, com a inauguração, na Estufa Fria de Lisboa, da Exposição dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Portugal, estando prevista a conferência “Sobre Viver” nos dias 21, 22 e 23.

Neste mesmo dias, no Pavilhão Carlos Lopes, decorre a iniciativa gastronómica “Uma mesa para 12 mil”, em que chefs nacionais irão confecionar refeições a partir de desperdícios alimentares, bem como os concertos “Foodstock ao vivo”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *