ReportagemSesimbra

Clube Naval de Sesimbra celebra mais um aniversário em família

Membros e amigos do Clube Naval de Sesimbra reuniram-se no início da noite de sábado para assinalaram mais um aniversário da histórica instituição. No restaurante Canhão II, quase uma centena de pessoas apagaram as 92 velas presentes no bolo do CNS. Criado a 4 de setembro de 1930, por entusiastas da pesca e dos desportos náuticos, o clube tem tido um papel de destaque na vida concelhia.

Tem formado inúmeras gerações de homens e de mulheres que aprenderam a amar o mar e a ver os seus sinais. Ao longo das décadas tem reforçado o papel desta estância balnear num centro de desportos náuticos de alto nível. A sua longa história tem contribuído para projetar a imagem de Sesimbra no país e no mundo. Isto através da organização, em 2018, do Campeonato Europeu de Juniores que reuniu centenas de velejadores de 15 países.

Os seus atletas também obtiveram bons resultados nas mais diversas modalidades. A canoagem e a vela são duas das atividades mais populares no Clube Naval de Sesimbra. O mais recente caso é o da atleta Beatriz João (ao lado de Clara, Mariana e Ana Brito) que se classificou em 5° lugar em 4K no Campeonato do Mundo de Juniores. Sesimbrenses de origem, ou não, têm no CNS um ponto de encontro. São praticantes de desportos náuticos ou donos de barcos que estão aportados na marina.

Confraternizando com memórias, olhando para o futuro

Uma maior proximidade com o que o mar nos oferece é um dos grandes objetivos que o CNS apresenta. A marina, ou lado do edifício do Clube Naval de Sesimbra, são duas das conquistas patrimoniais que os sócios mais se orgulham. Um dos homens responsáveis por estas construções foi o antigo presidente do clube, Lino Correia, já falecido, mas não esquecido.

No jantar de confraternização, que juntou sócios de todas as idades da emblemática instituição, estiveram presentes representantes de várias entidades. A sala do restaurante recebeu um animado convívio onde foram trocadas histórias que foram ligadas por um mesmo amor, o mar. O espelho azul que encanta desde o sócio com mais de trinta anos no clube ao jovem que ainda agora começa a dar os primeiros passos, mas já participa nas atividades aqui dinamizadas.

Esta troca de vivências decorreu acompanhada por alguns dos melhores pratos da gastronomia local. Na mesa de honra, estiveram presentes Fernando Silva (presidente da instituição) e César Medina, o capitão Paulo Alcobia Portugal e a vereadora municipal Argentina Marques foram algumas das figuras que aproveitaram a ocasião para darem pessoalmente os seus parabéns ao clube naval.

Para além deste jantar, o programa de aniversário também incluiu um torneio de pesca desportiva de alto mar.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *