CulturaPaís

Cinemas portugueses quase duplicam o valor das receitas até novembro face ao ano de 2021

As salas de cinema em Portugal reuniram até ao mês de novembro 8.3 milhões de espetadores e 47,6 milhões de euros de bilheteira, registo que quase duplica os valores face ao período homólogo de 2021, revelou o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).

Os dados divulgados pelo ICA, revelam que até novembro a exibição de cinema registou 47,6 milhões de euros, representando um aumento de 88,4% relativamente ao mesmo período do ano passado, que gerou 25.2 milhões de euros. É importante sublinhar que estes valores não contam com o mês de dezembro, que terá estreias de filmes como “Avatar: O Caminho da Água”.

Em novembro de 2019 [último ano não afetado pela pandemia], os números divulgados pelo ICA apontaram para uma receita de bilheteira acumulada de cerca de 75,1 milhões de euros, em 11 meses, para cerca de 14 milhões de espectadores, nas salas portuguesas de cinema. 

No que toca às produções nacionais, foram produzidas 91 obras, entre longas e curtas-metragens, representando o maior número desde de 2013. O filme português mais visto do ano foi a comédia realizada por Miguel Cadilhe, “Curral de Moinas – Os Banqueiros do Povo”, protagonizada por João Paulo Rodrigues e Pedro Alves. A longa metragem contou com mais de 313.567 mil espetadores.

No panorama do cinema mundial, o filme mais visto do ano até ao momento em Portugal foi “Top Gun: Maverick”, de Joseph Kosinski, com um total de 713.828 espectadores e 4,4 milhões de euros de receitas.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *