País

CIFA investiga casos de avistamentos de óvnis em céus de Portugal

Desde 2021 que são registados todos os anos avistamentos de objetos voadores não identificados. Até este ano, o CIFA registou 93 casos.

Todos os anos o Centro de Investigação dos Fenómenos Aeroespaciais (CIFA) regista avistamentos de óvnis nos céus de Portugal. Desde 2021 até agora foram registados 93 casos, só este ano já foram avistados dez.

O ano passado o CIFA recebe 33 casos para investigar, um desses casos, registou-se a 10 de julho de 2023, em Viana do Alentejo, poucos minutos faltavam para as 12h00, quando um automobilista observou no horizonte, um grande reflexo de cor vermelha, que até certa altura o encadeou e teve mesmo que parar a viatura em que seguia.

O objeto pairou no céu cerca de cinco segundos, até que desapareceu, o automobilista pensou mesmo tratar-se de um ‘drone’ da Força Aérea Portuguesa, mas a explicação para esse fenómeno continua por apurar.

Este é um dos casos que o CIFA está a investigar e que ainda não se encontra fechado. Em Portugal são anualmente avistados vários objetos voadores não identificados, só em 2022 foram registados relatos de 321 avistamentos, e em 2021, 19 casos, os especialistas dizem que ano para ano vão aumentando esses avistamentos, que os apelidam encontros em segundo grau.

O CIFA atualmente está a investigar alguns casos mediáticos como o de Pedrógão Grande, para este centro é importante “avaliar encontros imediatos de segundo grau, como os da vegetação queimada” naquele local. Pode nada ter a ver com esses encontros, mas curioso pela forma de como foi o incêndio que ficou na memória de todos naquele fatídico ano.

Setúbal é um distrito com alguns casos registados

O distrito de Setúbal é um dos distritos que com alguma frequência regista casos de encontros não imediatos, existem relatos da Serra da Arrábida como também em outros locais que foram avistados os tais óvnis.

Até agora regista sete casos de encontros imediatos de primeiro grau – avistamentos a menos de 50 metros.

Mas na sua maioria de relatos não passam de falsos avistamentos como o caso de uma noite em que se via luz por entre nuvens e que logo os primeiros relatos dos populares seriam as luzes de um óvnis, o que mais tarde veio-se a apurar que não passavam de luzes, sim, mas de projetores a ‘laser’ que eram emitidos desde Porto Alto, no concelho de Benavente.

Outros relatos não passam de avistamentos de ‘drones’, balões, satélites e até de mísseis, como um dos últimos relatos, pois era o lançamento de um míssil francês M51.3 que foi visto em novembro do ano passado.

Segundo os especialistas nesta área de óvnis, há casos que devem ser estudados até à exaustão para se apurar o que realmente se trata.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *