Correio do LeitorSeixal

Carta aberta à Presidência da República sobre o ENCERRAMENTO DA UCSP CORROIOS!!

Exmo. Sr. Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, deixo aqui desta forma, e no seguimento da sua declaração sobre os 43 anos do SNS, esta critica/exposição de factos que estão a decorrer na Freguesia de Corroios, Concelho do Seixal, em relação aos Cuidados de Saúde Primários à população de Corroios.

A sua declaração enaltece a “Conquista” democrática do SNS. Eu refuto essa “Conquista” pois embora no ‘papel’ sejam tudo rosas, na prática está cheia de espinhos e não funciona!

Deixo aqui um histórico do que se está a passar em Corroios, 2ª maior freguesia do país:

ENCERRAMENTO DA UCSP CORROIOS

O SNS faz 43 anos e o Presidente da República fala numa “Conquista” da democracia… No entanto, em Corroios (2ª maior freguesia do país) não se consegue manter a UCSP de Corroios a funcionar.

Temos um novo Centro de Saúde, mas os Médicos e Utentes estão a ser encaminhados para a “Via Verde Saúde” ou seja Utentes sem médico de família, já para não falar nos que estão a ser encaminhados para a Amora ou Almada, enquanto os utentes da Amora são encaminhados para Corroios, com todas as agravantes que isso trás para os utentes em termos de mobilidade e acesso aos Cuidados Médicos Primários, acabando por ir entupir (desnecessariamente) as Urgências dos Hospitais, neste caso do HGO em Almada.

Se actualmente já é um caos, com a chegada do Inverno só tenderá a piorar… Uma conquista no ‘papel’ de nada serve se não puder ser usufruida na realidade. Lamentável e vergonhoso. – [Editado a 15 de Setembro de 2022]

 (…) “A situação tem vindo a ser denunciada por alguns dos utentes, que chegaram a marcar um protesto frente ao Centro de Saúde de Santa Marta de Pinhal, onde está integrada a UCSP Corroios, e agora foi lançada uma petição online denominada «Cuidados de Saúde para toda a população de Corroios – Cuidados de Saúde para toda a população de Corroios».”

Nota: Nenhuma das entidades responsáveis: ACES Almada-Seixal, Ministério da Saúde e ARS Lisboa e Vale do Tejo, parece querer assumir responsabilidades, empurrando as questões colocadas com a barriga… 😡👇

No dia 7 de Setembro, foi decidido adiar o encerramento da UCSP Corroios até ao fim de Setembro. Até lá os Utentes serão notificados para decidir se querem ir para Almada com as suas Médicas de Família, ou permanecer em Corroios na “Via Verde Saúde” e sem médico de família.

No entanto se até lá forem atribuídos mais 4 médicos de família à UCSP Corroios (ficando com 6 no total), esta poderá continuar aberta.

Mais informações na petição pública: “Cuidados de Saúde para toda a população de Corroios”  

Contactei o CS Corroios para marcar uma consulta com a minha Médica de Família. Fiquei a saber que esta vai ser colocada no Centro de Saúde Amora e para não ficar sem médico de família, eu e os utentes dela teremos que nos deslocar para o CS da Amora.

No seguimento das queixas que têm vindo a público nas redes sociais (há quem lhes chame “rumores”), e de um comunicado[¹] da Comissão de Utentes de 1 de Setembro de 2022, que defende o ACES Almada-Seixal e não os Utentes, consegui saber o seguinte:

▪︎ No antigo Centro de Saúde, em Corroios, (sem condições) existiam 14 Médicos de Família +3-5 de Clínica Geral que davam o apoio aos utentes sem Médico de Família.

▪︎ No novo edifício, em Santa Marta do Pinhal, inaugurado a 22de Junho de 2021 (com 32 gabinetes para médicos e enfermeiros), foram criadas duas novas unidades:

1 – A USF Santa Marta do Pinhal com 16 gabinetes, onde operam 7 microequipas (médico e enfermeira) e 5 administrativos, que dão apoio a cerca de 13 mil utentes das suas listas.

2 – A UCSP Corroios, também com 16 gabinetes e com 7 Médicos de Família, 8 Enfermeiros e 5 administrativos. Com cerca de 9 mil utentes com Médico de Família e cerca de 20 mil sem Médico de Família.

▪︎ Actualmente existem cerca de 26 mil utentes sem Médico de Família. Caso se concretize o encerramento da UCSP Corroios, que já só tem 2 médicos de família, passarão a cerca de 30 mil!

▪︎ No total existem cerca de 40 mil utentes sem Médico de Família no Conselho do Seixal, sendo que 26/30 mil pertencem à Freguesia de Corroios. Logo aqui existe uma clara discriminação em relação a Corroios.

▪︎ A UCSP Corroios irá encerrar por falta de médicos, após colocação dos Médicos de Família e dos medicos da Clínica Geral noutras unidades do ACES Almada-Seixal

▪︎ Numa notícia [²] publicada pelo Diário do Distrito que colocou questões ao ACES Almada-Seixal, estes remeteram as respostas para o Ministério da Saúde…

Questões que coloco:

1 – Porque dos 13 novos médicos que entraram para o ACES Almada-Seixal, não foi um único para a UCSP Corroios para que esta possa continuar a funcionar? E para que os utentes possam ter médicos de família?

2 – Estes médicos não foram contratados para colmatar as zonas mais carenciadas? A UCSP Corroios não é a mais carenciada?

3 – Qual é o interesse de estar a apostar na criação de mais pessoas sem médico de família na tal “Via Verde Saúde”? Não deveria ser o contrário?

4 – Tudo isto é uma descriminação para com os utentes de Corroios,  que esperaram anos por um novo Centro de Saúde e agora se vêem “empurrados” para a Amora ou para a “Via Verde Saúde”.

5 – Entre outros, o que é que a “Via Verde Saúde”? Não encontro na estrutura / organograma do nosso SNS nenhuma unidade funcional com este nome. Para que serve mesmo? Só tenho ouvido queixas dos utentes sobre a mesma, inclusive para marcação de consulta…

6 – Há “Interesses” em acabar com a UCSP Corroios?

Aqui vou fazer um apelo aos utentes que estão descontentes e com razão:

Partilhem esta informação o mais possível, nas redes sociais e comunicação social. Pode ser que alguém nos ouça… pois nem o ACES Almada-Seixal ou a Comissão de Utentes parecem estar preocupados…

Por último, sugiro aos utentes/moradores de Corroios e também aos utentes de todo o Conselho do Seixal que não têm médico de família, para partilhar e enviar reclamações para o ACES Almada-Seixal com conhecimento do Ministério da Saúde, da ERS e da Comunicação Social: Jornais e Televisão.

aces.almadaseixal@arslvt.min-saude.pt; sg@sg.min-saude.pt; ERS – Entidade Reguladora de Saúde – geral@ers.pt

Luís Miguel Cagica


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *