Distrito de Lisboa

Carlos moedas discursa na semana da Transparência

“A corrupção é realmente uma doença”.

No final da manhã de hoje, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, marcou o encerramento da conferência “Como Concretizar a Transparência e a Prevenção da Corrupção nas Autarquias Locais?”, um evento chave da 2.ª edição da Semana da Transparência.

Durante a semana, foram realizados debates, workshops e seminários, todos visando promover a transparência e combater a corrupção nas autarquias locais. Esta conferência em particular, realizada no Paços do Concelho, contou com a presença do presidente da CML, o vice-presidente da Câmara de Matosinhos, Carlos Mouta, a vereadora do urbanismo de Lisboa, Joana Almeida, entre outros. Na conferência abordaram temas cruciais relacionados com a integridade, governança e ética na administração pública.

Carlos Moedas, no seu discurso de encerramento da conferência, enfatizou a importância da transparência e da prevenção da corrupção como pilares fundamentais para a confiança dos cidadãos nas instituições. “A corrupção é realmente uma doença, deixa marcas para a vida, não só o custo da corrupção, mas o custo moral e ético que fica na vida das pessoas” afirmou o presidente. Acrescentou ainda que a transparência não é fácil de se ter, mas que é extremamente necessária, “A transparência é o melhor desinfetante”.   

Salientou também o seu compromisso com a Câmara Municipal de Lisboa (CML) em promover práticas contra a corrupção, que como presidente da CML tem de dar um exemplo de organização, e transmitir liderança, cultura de integridade, prevenção e participação à autarquia, partilhou também os progressos alcançados pelo Município nesta área.

No final do discurso, Moedas, comentou também sobre as eleições na Polónia e perenizou o seu amigo Donald Tusk, pela vitória nas eleições polacas. Elogiou Tusk por ser um político moderado, e citou ainda uma frase do “agora” primeiro-ministro da Polónia sobre a transparência e corrupção, “sobre estas matérias Tusks refira sempre: A luta contra a corrupção, a transparência, é a maior luta que um moderado pode ter, porque os extremos não querem a luta, mas sim apenas querem gritar luta”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

3 Comentários

  1. Mas que transparência o PSDOIS passa para o povo, só se for igual á do PS nenhuma mesmo, a ideologia é a mesma também com casos de corrupção onde anda a transparência destes partidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *