AtualidadeDistrito de SetúbalDistritosMoita

Candidaturas da Moita às «7 Maravilhas da Cultura Popular» já têm padrinhos

Está marcada para o dia 10 de agosto a final regional das 7 Maravilhas da Cultura Popular, dedicada ao distrito de Setúbal, às quais a Moita concore com as Pinturas Tradicinais em Embarcações e a Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo, e cujos padrinhos são professor Carvalho Rodrigues e a fadista Milene Candeias.

A arte popular das pinturas tradicionais que embeleza as embarcações do concelho da Moita, com flores, paisagens, cenas religiosas, tradições tauromáquicas, números e letras de cores garridas conta com o Professor Carvalho Rodrigues como padrinho e é um dos patrimónios a votação no concelho da Moita.

O Professor Carvalho Rodrigues, físico e professor Catedrático, é conhecido como o “pai” do satélite espacial português e proprietário da Canoa do Tejo Ana Paula. Apaixonado pelas embarcações tradicionais do Tejo, é um defensor da preservação deste património único e foi um dos impulsionadores da criação da Marinha do Tejo.

A Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo, finalista regional nas 7 Maravilhas da Cultura Popular, é um dos maiores eventos equestres nacionais que recupera no tempo uma tradição antiga, comum aos dois concelhos, em que os lavradores da Moita se deslocavam ao Santuário da N.ª Sr.ª D’Aires com os seus animais, fazendo o percurso pela antiga Canada Real, através de quintas e caminhos de terra batida, para serem benzidos e para pedirem boas colheitas.  Este evento reúne centenas de romeiros de vários pontos do país e alia a fé com um ambiente ímpar e de camaradagem.

Milene Candeias, fadista e atriz do Teatro Maria Vitória, é a madrinha da candidatura da Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo. A jovem moitense, que canta o fado desde os 8 anos de idade, participou no programa Mini-Chuva de Estrelas, foi por duas vezes vencedora da Grande Noite do Fado e participou também no Festival RTP da Canção.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *