Alcochete

Campanha Eco Praias Amarsul começa este sábado em Alcochete

À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, a campanha Eco Praias Amarsul é dinamizada em colaboração com o município de Alcochete. 

Nesta edição, o município contará com 2 ações de sensibilização na Praia dos Moinhos, entre 5 e 27 de agosto, e as 09h00 e 13h00.

Durante as iniciativas, as equipas da Amarsul vão distribuir sacos aos banhistas, visando incentivar a correta separação dos resíduos, sensibilizando a população que usufrui das praias para a necessidade de proteger a fauna e flora destes ecossistemas, mantendo a praia limpa.

Em 2022, a campanha aconteceu, também, na Praia dos Moinhos. Na iniciativa, que decorreu em vários concelhos da Península de Setúbal, foram recolhidas 418 toneladas de resíduos para reciclagem. Na altura, foram oferecidas pulseiras para identificar as crianças, que distribuíram sacos para auxiliar a uma separação correta de lixo. Ao todo, foram desenvolvidas 88 Ações de Sensibilização dedicadas à população e foi possível sensibilizar 84 mil pessoas.

A campanha envolve sensibilização, recolha, triagem e valorização de resíduos. A análise de desempenho é monitorizada através dos dados apurados nos diferentes circuitos de recolha, registados manualmente em PDA’s pelas equipas que recolhem os ecopontos disponibilizados. Os concessionários que exploram as praias, também são incentivados a adotar boas práticas de separação de resíduos, potenciando a utilização de equipamentos já existentes.

O aumento de população na época balnear (nos meses compreendidos entre junho e setembro), nas praias da área de abrangência da Amarsul, tem um impacto relevante na produção de resíduos e, por isso, existe uma crescente importante responsabilidade no cumprimento dos objetivos nacionais em matéria de promoção da economia circular e de valorização do território nacional.

A iniciativa visa alertar os veraneantes para a poluição, em especial, a praticada nas praias portuguesas.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *