Seixal

Câmara do Seixal compra frota de carros elétricos

No total, somando aos que já existiam, a autarquia possui agora 15 veículos totalmente elétricos, para garantir os Serviços Operacionais da Câmara Municipal do Seixal. 

Os veículos ainda não estão ao serviço, mas a autarquia garante que em breve vão estar a circular pelas ruas seixalenses.

O carro escolhido foi o Dacia Spring, um SUV indicado para a cidade com um motor com pouca cavalagem, o que permite gastar pouca eletricidade nas viagens em circuitos pequenos. É um dos carros elétricos mais baratos do mercado europeu, sendo que o valor da versão base começa nos 20.400 €.

Em termos de autonomia, este automóvel pode chegar a realizar 305 quilómetros com apenas um carregamento. Segundo a própria marca, significa que o SUV pode ser utilizado cerca de uma semana, sem existir a necessidade de carregamento. Com uma Wallbox a bateria carrega em cinco horas, mas se for num posto de carregamento rápido apenas demora uma hora até chegar aos 100 por cento.

Este transporte minimizará a pegada ecológica da autarquia enquanto desempenha funções e a realizar trabalhos de domínio público. Ao mesmo tempo, fará com que a Câmara esteja cada vez mais próxima de cumprir visando Desenvolvimento Sustentável, com foco no ponto 11 (cidades e comunidades sustentáveis) e no ponto 13 (ação climática).

Mudar de veículo, no que diz respeito ao tipo de energia que utiliza, não é uma escolha fácil, tendo em conta, sobretudo, o preço elevado dos carros elétricos. Os carros que se movem através da queima de combustíveis fósseis, como a gasolina e o gasóleo, estão presentes na cultura da humanidade há mais de 100 anos. Porém, vão ter de ser descontinuados até 2050 por ordem da União Europeia. Este passo é dado no caminho de um planeta mais sustentável e menos poluente.

Como alternativa a estes veículos existem os carros movidos a gás, eletricidade e, mais recentemente, a hidrogénio verde.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *