Economia

Câmara de Setúbal aprova orçamento de 135,9 milhões de euros para 2020

O Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2020 segue a estratégia macroeconómica do país e tem como prioridades o controle da dívida para a redução da despesa municipal e a reabilitação de espaços públicos como reforço à promoção turística e incentivo ao desenvolvimento de atividades culturais.

No plano constam como obras públicas o Terminal Intermodal da Praça do Brasil e a última fase de obras do Convento de Jesus, bem como a envolvente. O monumento abre portas no final de 2020 e reforça a aposta camarária na requalificação do património como mecanismo de promoção turística.

Falando em turismo o orçamento prevê a requalificação das praias da Arrábida e a abertura de novos museus como a Casa Sebastião da Gama em Azeitão, o núcleo museológico das Marchas Populares de Setúbal no Museu do Trabalho Michel Giacometti, um roteiro turístico do Mercado do Livramento e 5 milhões de euros para a nova fase de reabilitação do Forte de São Filipe.

O ambiente também não foi esquecido com o plano “Arrábida sem carros” e a requalificação de parques do município com a reposição de árvores, sinalética e mobiliário. Para além de uma poupança da despesa pública da eletricidade com a requalificação da iluminação pública para LED. A previsão para gastos em iluminação pública é de 6 milhões de euros.

Os números deste orçamento indicam para a cultura e o desporto um investimento de 10 milhões de euros divididos em mais de 400 projetos, 25 milhões de euros para o Plano Urbanístico e 2,1 milhões de euros para o Passe Navegante.

A fatia do orçamento dedicado à cultura visa novos eventos com potencial turístico como com os festivais Setúbal Terra de Peixe e Setúbal Wine. E os tradicionais Natal na Baixa, Setúbal Fashion Weekend e a Semana do Mar e do Pescador. Nas efemérides de 2020 destaque para o 160º aniversário da elevação de Setúbal a cidade. A Feira de Sant’Iago continuará como aposta da autarquia “tendo em vista o crescimento significativo que tem ocorrido nos últimos anos”, reforça a Presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira.

 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *