Distrito de Lisboa

Câmara de Lisboa acusada de boicotar obra do memorial em homenagem às vítimas da escravatura

Obra envolta em polémica.

A edificação de um Memorial de Homenagem às Pessoas Escravizadas foi proposta em 2017 pela Associação de Afrodescendentes (DJASS), mas certo é que passaram mais de cinco anos e o projecto ainda não avançou.

Segundo avança a SIC Notícias, a DJASS acusa agora a Câmara Municipal de Lisboa de estar a boicotar a obra para o memorial, depois de a autarquia ter apontado a terceira localização para a construção, da autoria do artista angolano Kiluanji Kia, para a zona da da faixa ribeirinha.

A associação defende que câmara tem encetado as mudanças de local com o objectivo de impedir que o memorial seja construído, enquanto a autarquia liderada por Carlos Moedas justifica que há pareceres negativos da Direcção-Geral do Património e da EMEL que suportaram a mudança de local.

Carlos Moedas garante que o diálogo entre Câmara e DJASS está aberto e que é a associação que não dá resposta. No entanto, ao mesmo canal, a DJASS assegura que tem tentado contactar a autarquia desde Setembro de 2022, que só respondeu com pedido de reunião em Abril deste ano.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *