Alcochete
Em Destaque

Câmara de Alcochete aprova Plano da Proteção Civil para as Festas do Barrete Verde e das Salinas

A decisão foi comunicada em reunião, esta terça-feira. A Câmara Municipal de Alcochete aprovou de forma unânime, o Plano de Coordenação da Proteção Civil para as Festas do Barrete Verde e das Salinas, que decorrem este ano entre os dias 11 e 16 de agosto.

O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) tem insistido na necessidade de construir um dispositivo de prevenção e resposta integrado, no que diz respeito à capacidade de proteção e socorro rápido, adequado ao risco acrescido deste evento, bem como ter um elevado nível de prontidão.

O desenvolvimento de ações preventivas que procuram salvaguardar a segurança dos visitantes, pessoas e bens durante o período das Festas do Barrete Verde e das Salinas tem sido uma das grandes prioridades do SMPC, que elaborou o plano referido, em colaboração com os Bombeiros Voluntários de Alcochete, a Guarda Nacional Republicana, a Autoridade de Saúde Local, a Junta de Freguesia de Alcochete e o Aposento do Barrete Verde, esta última, a entidade organizadora das festas.

“Estamos todos unidos com o objetivo comum de que estas festas sejam um sucesso e que sejam umas festas onde impere a segurança”, referiu o presidente da câmara municipal, Fernando Pinto, durante a reunião de câmara.

O autarca apelou ainda à colaboração da população e dos visitantes na prevenção de acidentes, destacando que “a proteção civil, somos todos nós”.

Os SMPC são dirigidos pelo Presidente da Câmara Municipal, autoridade municipal de proteção civil, com a missão de delegar funções ao vereador por si designado.

O Estado desenvolve e regula a atividade de Proteção Civil com base num conjunto de princípios, objetivos e orientações, consagrados na Lei de Bases da Proteção Civil.

Os cidadãos assumem-se, simultaneamente, como protagonistas e agentes de Proteção Civil no direito à informação sobre os riscos que correm no seu dia a dia e na adoção de medidas preventivas e comportamentos de autoproteção em emergência.

Para que as implicações de uma emergência sejam minoradas é indispensável que cada um e todos conheçam os riscos que correm, os meios de que dispõem e a forma correta de atuação.

As ações da Proteção Civil desenvolvem-se, assim, fundamentalmente nos domínios da Prevenção, do Planeamento e do Socorro. Exercem funções de Proteção Civil, no domínio do aviso, alerta, intervenção, apoio e socorro.

O SMPC atua em serviços como os Corpos de bombeiros; Forças de Segurança; Forças Armadas; Autoridades Marítima e Aeronáutica; Instituto Nacional de Emergência Médica e outros serviços de saúde; Sapadores Florestais; Áreas de Intervenção, Análise de Riscos e Estudos de Segurança Planeamento de Emergência; Informação e Sensibilização da População.

A preparação para a emergência, numa perspetiva de saber reagir face a uma situação de acidente, é tão importante para os que trabalham na área do socorro ou da gestão do risco, como para o cidadão que, informado dos riscos que corre, fica habilitado a uma atuação adequada na sua autoproteção e na colaboração com as entidades de socorro.

Em caso de emergência, os visitantes das Festas devem contactar os números de telefone do SMPC, dos Bombeiros Voluntários de Alcochete ou a GNR, contactos que estão disponíveis no site oficial da Câmara Municipal.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *