Opinião

CAIXAS AUTOMÁTICAS, MENOS EMPREGO

As opiniões expressas neste artigo são pessoais e vinculam apenas e somente o seu autor.

As caixas automáticas em estabelecimentos comerciais estão a ter impactos no emprego e, consequentemente, na sociedade.

Esta imposição da automatização que, principalmente, as grandes superfícies têm feito, tem levado à perda de muitos empregos para funções onde o ser humano tem sido substituído por máquinas, tais como as caixas de supermercado.

Todavia, caso não tenham percebido, as empresas só querem automatizar porque ficam a ganhar em triplicado, ora vejam:

Num primeiro momento o cliente “rouba” o emprego ao trabalhador da grande superfície, pois é ele que coloca na caixa automática os produtos e finaliza as compras sozinho, ou seja, é menos um salário e tudo aquilo que é inerente a empregar um ser humano, nomeadamente, ter de garantir folgas, férias, licenças de maternidade e paternidade, etc.

Depois, o cliente, ao pagar nas caixas automáticas, sem se importar ou aperceber disso, ajuda a reduzir os custos operacionais.

Por último, mesmo com esta gigantesca redução de custos, não há uma superfície comercial que desça os preços dos produtos que tem à venda, o que equivale a dizer que potencializou o valor desses produtos.

Portanto, a maior parte da culpa disto acontecer é de uma sociedade que já perdeu o seu rumo e não se consegue reencontrar.

Se as pessoas deixarem de usar as caixas automáticas ou não irem a locais que só aceitam pagamentos em cartão, outra situação muito perigosa para a nossa liberdade no futuro, talvez seja possível mudar o rumo das coisas, mas assim, estamos apenas a promover o lucro das grandes empresas e a acabar com milhares de empregos.

Se nada fizermos para travar a automatização total, que ”eles” querem que seja o futuro, pois isso permite uma maior substituição dos empregos que envolvem tarefas manuais e repetitivas, os quais são mais propensos a serem automatizados, potencializando o agravamento das desigualdades sociais, a sociedade chegará ao fim que muitos ambicionam e uma minoria fará de todos nós escravos, pois os poderosos deixam de necessitar dos seres humanos para qualquer tipo de tarefas, das mais simples à mais complicadas.

Não quer isto dizer que sou apologista de voltarmos à Idade das Trevas, bem pelo contrário, quero é bom-senso quando se fala de substituir pessoas por máquinas e pretendo advertir para os perigos da automatização total da sociedade, que é para onde estamos a caminhar, pelo que é preciso travar os intentos de quem manda nisto tudo e salvarmos a humanidade.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *