Economia

Caixa Geral de Depósitos perde 350 milhões de euros emprestados ao empresário Manuel Fino

O valor está distribuído por cinco empréstimos concedidos ao empresário, que era um dos maiores devedores do banco.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai perder 350 milhões de euros devido à dívida ao banco por parte das empresas de Manuel Fino, falecido no início deste mês aos 98 anos, escreve a revista Visão na sua edição desta semana. O valor está distribuído por cinco empréstimos concedidos ao empresário, que era um dos maiores devedores do banco, entre 2005 e 2008.

“Numa primeira decisão de Janeiro deste ano, relativa à Manuel Fino SGPS, o Juízo do Comércio de Sintra encerrou o caso, por falta de património desta para, sequer, pagar as custas do processo. A segunda empresa ainda detém umas participações sociais, mas sem grande valor, o que antecipa o mesmo desfecho judicial”, escreve a revista, citando o processo de insolvência da Manuel Fino SGPS.

“Uma empresa sem actividade, sem activo gerador de riqueza, sem negócio, sem colaboradores e com este nível de capital próprio e autonomia financeira, acrescendo as responsabilidades pelas dívidas das sociedades filhas, está efectivamente insolvente”, concluiu o administrador de insolvência nomeado pelo Juízo do Comércio de Sintra.

Refira-se que a CGD concedeu crédito à Investifino – empresa de Manuel Fino, sediada em Malta – em 2005 para a compra de acções da Cimpor e, em 2007, para financiar a aquisição de títulos do BCP.

Manuel Fino, oriundo de uma família ligada aos lanifícios em Portalegre, diversificou o seu investimento com participações em vários sectores, tendo sido também accionista da Soares da Costa.

A CGD não quis prestar esclarecimentos àquela revista, confirmando no entanto que continua “a desenvolver soluções e a trabalhar, com todos os mecanismos que tem ao seu dispor, no processo de recuperação dos créditos” em causa.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *