Sesimbra

Cabo submarino instalado em Sesimbra ajuda a detetar sismos e tsunamis

O consórcio liderado pela empresa «dstelecom» instalou o segundo protótipo de um cabo submarino inteligente, com 2 km de comprimento nas imediações do porto de Sesimbra. O projeto tem um orçamento de 1,4 milhões de euros.

O consórcio luso-americano criado para o projeto K2D, acrónimo de «Knowledge and Data from the Deep to the Space», liderado pela «dstelecom», instalou o segundo protótipo de um cabo submarino inteligente nas imediações do porto de Sesimbra, com o apoio da Marinha Portuguesa. O cabo tem 2 km de comprimento e foi instalado em mar aberto, até profundidades superiores a 100 metros.

A infraestrutura do cabo é composta por sensores que ajudam a captar dados em tempo real sobre sismos, tsunamis, fauna marítima, poluição, circulação de embarcações, submergíveis ou a temperatura da água. Esses dados vão permitir criar modelos de análise baseados em geoinformática e inteligência artificial, com o objetivo de ampliar o alcance da monitorização e do espetro do conhecimento até ao interior dos oceanos, refere dstelecom em comunicado.

A localização de Sesimbra segue-se à Tróia, onde foi instalado o primeiro cabo, em setembro de 2022, escolhido por integrar a Zona Livre Tecnológica Infante D. Henrique, zona criada para a experimentação de tecnologia marítima. O projeto conta ainda com o apoio da INESC TEC, Centro de Investigação Tecnológica do Algarve (CINTAL) e da Universidade do Minho, que procederam à investigação e desenvolvimento dos sensores instalados ao longo do cabo e capacidade de captar dados em tempo real. Estes cabos submarinos inteligentes podem lidar com diferentes profundidades, desde a superfície até às plataformas abissais.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *