AtualidadeBombeiros

Bombeiros de Setúbal recolheram 75 toneladas de equipamentos eléctricos usados

Os bombeiros das nove associações humanitárias do distrito de Setúbal, que participam na campanha ‘Quartel Electrão’, recolheram mais de 75 toneladas de lâmpadas, pilhas e equipamentos eléctricos usados, em 2021.

Nesta sexta edição do quartel Electrão, que decorreu de Janeiro a Novembro de 2021 e que teve como parceiro a Liga dos Bombeiros Portugueses, as associações do distrito reuniram, no total, 74.613 quilos de equipamentos eléctricos usados, 1.096 quilos de lâmpadas e 87 quilos de pilhas.

Como contrapartida pelo seu esforço as associações recebem 75 euros por cada tonelada de resíduos recolhida. No distrito de Setúbal o valor recebido ascendeu a 5.685 euros.

Nesta campanha, a nível nacional, os bombeiros portugueses atingiram um novo máximo histórico na recolha de lâmpadas, pilhas e equipamentos eléctricos usados em 2021, ultrapassando as 2.410 toneladas.

No total participaram 159 associações humanitárias de bombeiros voluntários de todo o país, o que permitiu reunir, globalmente, 13 toneladas de pilhas, 22 toneladas de lâmpadas e 2.375 toneladas de equipamentos eléctricos usados.

Nesta edição do ‘Quartel Electrão’ foram entregues às associações 250 mil euros, a que correspondem 67.500 em prémios finais e 187.000 euros como contrapartidas pelas quantidades recolhidas.

A campanha ‘Quartel Electrão’ distribui ainda prémios por regiões, que correspondem às áreas de recolha dos equipamentos. Os vencedores destas categorias recebem 750 euros em cartões pré-pagos de combustíveis.

O Prémio Regional Lisboa e Vale do Tejo (Évora, Leiria, Lisboa, Santarém e Setúbal) foi também este ano para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Peniche, que deu um contributo de mais de 64 toneladas para a campanha.

A sétima edição do ‘Quartel Electrão’ já arrancou em Janeiro e as associações humanitárias de todo o país terão oportunidade de continuar o trabalho de apoio à comunidade e protecção do ambiente habilitando-se, ao mesmo tempo, a ganhar prémios.

O primeiro prémio volta a ser um veículo ligeiro de combate a incêndios. As associações recebem ainda 75 euros por cada tonelada de resíduos reunida. São ainda atribuídos prémios às associações que recolherem as maiores quantidades de resíduos em termos regionais. O novo aderente e as associações que se destaquem particularmente na recolha de pilhas e lâmpadas também serão premiados.

No site www.ondereciclar.pt é possível saber qual é o quartel aderente mais próximo onde pode depositar lâmpadas, pilhas e equipamentos eléctricos usados.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *